Geral

Moradores de São Martinho na torcida pela Alemanha

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Foto: Divulgação/Diário do Sul

Colonizada por alemães a partir de 1865, a cidade de São Martinho vive dias de euforia nesta Copa do Mundo. Boa parte dos 3.200 habitantes vibrou com a vitória da seleção alemã sobre a Seleção Brasileira na última terça-feira. Agora, praticamente todos eles estão em clima de festa à espera de uma vitória e do título sobre a Argentina neste domingo.

A empolgação dos amigos Marcelo Wiemes, Reginaldo da Rosa, Emanoel da Silva, Alexsandro Nazário Neto e Itamar Back, colegas de trabalho em uma cooperativa, resume bem o sentimento da cidade. Todos eles esperam uma grande vitória europeia, que será antecipada com um esquenta cheio de otimismo.

“Vamos preparar um churrasco em um bar da cidade onde iremos assistir ao jogo junto com outros amigos”, conta Marcelo Wiemes, o mais alemão do grupo.

De acordo com o jornal Diário do Sul, Wiemes é bisneto de um imigrante alemão que veio para o Sul do Brasil para fugir do clima de guerra que tomava conta da Europa na primeira metade do século XX.

“Na casa da minha mãe o idioma alemão é o mais usado. Falamos em português quando aparece alguém de fora”, comenta Wiemes, que nas horas vagas produz chope artesanal.
Reginaldo, Emanoel e Alexsandro não têm sobrenome alemão, mas são descendentes da etnia. Cada um tem um palpite bem otimista para domingo.

“Vai ser 5 x 1 para a Alemanha”, diz um. “Não, não. Vai ser 2 x 0 para nós, mas também vai ser bem fácil como foi contra o Brasil”, replica outro.

Marcelo Wiemes, seus quatro amigos e a maioria dos moradores de São Martinho não estão muito preocupados com as virtudes da Argentina ou das habilidades de Messi. Para essa turma de alemães brasileiros, a Seleção da Alemanha vive uma fase tão boa que o chope da comemoração do título já está preparado e à espera somente do apito final do juiz.