Geral

Moradores e turistas clamam por melhorias

A estrada de acesso às praias também está em péssimas condições.

Foto: Jornal Notisul

Foto: Jornal Notisul

Poeira, buracos, excesso de velocidade, perigo de acidentes ao trafegar pela Ponte de Congonhas. Quem mora próximo ao local – divisa entre as cidades de Tubarão e Jaguaruna – está preocupado com todos estes problemas que estão sem uma solução concreta há muito tempo, pelo menos há dez anos. Com a chegada da temporada de verão, os riscos aumentam. 
 
Comunidade, turistas e moradores sofrem com isso.  “É uma vergonha o que passamos. Tenho clientes argentinos que costumam usar este caminho alternativo para as praias da região e todos os anos eles reivindicam melhorias na ponte e nada é feito. Cansamos de reclamar, vem político apertar a nossa mão, promete um monte de coisa e nada é feito”, lamenta a proprietária de uma lanchonete nas proximidades da travessia, Fátima Teixeira.
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, o secretário de infraestrutura da prefeitura de Tubarão, Ismael Medeiros, confirmou, ontem, que algumas medidas paliativas para amenizar a viabilidade do tráfego foram tomadas há duas semanas. “Mandamos instalar algumas traves para conter veículos de carga pesada. Também instalamos algumas placas de sinalização”, informa.
 
No entanto, uma equipe do Notisul esteve na manhã de ontem no local e nada foi encontrado. As tábuas continuam soltas, não há placas indicativas próximas à ponte e as traves não existem mais. “Uma comitiva com representantes da prefeitura de Jaguaruna e de Tubarão avaliou o local recentemente. Pelo que soube, nada foi feito desde então. Se fizeram não serviu para nada”, reclama o aposentado Altamiro Domingos.
 
Ismael deverá ir novamente para averiguar a situação. “Pode ter ocorrido algum ato de vandalismo, alguém com um caminhão pode ter forçado a passagem e quebrado as traves. Vamos verificar e tomar providências”, garante Ismael.
  
Prefeito de Jaguaruna promete providências

O prefeito de Jaguaruna, Luiz Napoli (PP), ficou surpreso ao saber que as traves e as placas de sinalização foram retiradas do trajeto da Estrada Geral de Congonhas. Ele foi avisado sobre a situação pelo Notisul, na tarde de ontem, e promete providências. “São medidas preventivas que podem evitar acidentes. É inacreditável que alguém tire um acessório que garante a segurança das pessoas. No próximo mês, provavelmente no dia 6, a estrada de Congonhas receberá um revestimento de areão para melhorar o acesso aos nossos balneários, principalmente na localidade de Jabuticabeira”, garante Napoli.

A turista paranaense Salete Viaceli está na região para o período de recesso de fim de ano. Ela está assustada com a situação precária da Ponte de Congonhas. “As madeiras estão todas soltas. Sou de outro estado e nunca vi uma ponte como esta. Soube que já houve vários acidentes naquele local e ninguém toma uma providência”, reclama Salete.
  
Novo projeto da Ponte de Congonhas

– O prazo para a entrega dos novos dados do projeto da Ponte de Congonhas deve ocorrer no próximo dia 20.

– Os engenheiros perceberam que, para chegar a solo firme, é necessário perfurar mais oito metros, o que gerou um atraso de mais de um mês. O valor orçado é de R$ 66 mil da empresa vencedora.

– Após a entrega do projeto com o orçamento, inicia-se o processo de convênio com a contrapartida dos municípios envolvidos para que, posteriormente, um deles efetue a licitação para a contratação da empresa que executará a obra.

– Ainda não é possível saber o valor total da obra, pois o projeto ainda não está pronto, e quem dará o orçamento é a empresa responsável, juntamente com a gerência de infraestrutura, com base na tabela do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) do estado.