Geral

Moradores irão abraçar Praia do Gravatá neste domingo

Foto: Elvis Palma

Foto: Elvis Palma

Mais uma vez, a população lagunense irá se reunir em prol da proteção da praia do Gravatá, em Laguna. Neste domingo, moradores e apaixonados pelo local irão participar do abraço simbólico.
A saída está marcada para às 9h deste domingo, em frente ao Restaurante Geraldo, na Ponta da Barra. A medida é uma solicitação para preservar o local e deixá-lo intocável.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, a luta dos moradores era pela não aprovação da mudança da Lei Orgânica do município, que tornaria o Morro do Gravatá uma zona residencial, permitindo construções no local que hoje é uma Área de Preservação Permanente (APP), cuja Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) derrubou a mudança. A ADI foi votada este mês. 

Muitas manifestações foram realizadas pela comunidade. A sessão na qual a emenda foi aprovada foi, inclusive, marcada por grande participação de populares se manifestando contra a medida, e pela presença da polícia impedindo a entrada dos manifestantes na câmara. 

O Plano Diretor de Laguna, aprovado no ano passado, causou polêmica na cidade e na Câmara de Vereadores. Apesar das manifestações populares contrárias, a câmara aprovou por maioria, em duas votações, a proposta dos vereadores José Luiz Siqueira e Vilson Elias Vieira, que previa diversos usos na região do Gravatá, inclusive a construção de habitações, como casas e loteamentos.

O prefeito Everaldo Santos chegou a vetar as emendas, mas a maioria derrubou os vetos na câmara. Os vereadores contrários às emendas prepararam, na época, documentação para levar ao Ministério Público e pedir o auxílio do órgão. Um inquérito civil foi instaurado.  

A aprovação da Ação Direta de Inconstitucionalidade foi muito comemorada pelos lagunenses, que programaram para este domingo o ato de celebração e que ao mesmo tempo vai reivindicar a Criação do Parque Ecológico do Gravatá.