Geral

Moradores protestam contra demora na pavimentação de parte da SC-370

Agricultores e moradores protestaram contra a demora no término da pavimentação do início da Serra do Corvo Branco, na SC-370, em Urubici, na Serra catarinense. O ritmo de trabalho das obras no local diminuiu nas últimas semanas. A manifestação foi realizada na terça-feira (27), conforme informou reportagem do Bom Dia Santa Catarina.

O trecho é uma importante ligação da Serra com o Sul do estado e também uma via de escoamento da produção de leite e hortaliças. A obra começou em abril de 2014 e tem prazo de dois anos pra terminar, mas, nas últimas semanas, o ritmo de trabalho diminuiu bastante. Várias máquinas foram recolhidas e trabalhadores, dispensados. O medo dos moradores é que a obra pare totalmente.

Cerca de 50 pessoas protestaram no início do trecho em obras da SC-370, que leva até a Serra do Corvo Branco entre Urubici e Grão Pará, no Sul. "O que eu fazia com duas horas, duas horas e meia, eu gasto oito para ir e voltar", afirmou o transportador Manuel Adilson do Nascimento.

O consórcio que executa a obra vive um impasse com órgãos do Governo do estado. Empreiteiras e Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) discordam dos valores pagos. Outro grande motivo para o travamento da obra é a retirada de postes e vegetação, que ainda não foi feita. Em diversos pontos da rodovia, já há a identificação das árvores a serem retiradas, mas ainda falta autorização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) pra que o corte seja feito.

A pavimentação da Serra do Corvo Branco é esperada há décadas pela comunidade. A conclusão da obra também deve melhorar o fluxo de turistas na região. Novas manifestações por parte dos moradores podem ocorrer. "Vamos começar a fazer uma movimentação na subida do Morro da Igreja aos domingos para trancar a subida dos turistas para mostrar que nós precisamos de ajuda aqui. Porque é inconcebível que o poder público vire as costas para essa população aqui", disse o empresário Emerson de Castro.

Com informações do site G1 SC

[soliloquy id=”107068″]