Geral

Moradores protestam contra morte de cães

Foto: Zulmar Corrêa/Divulgação/Notisul

Foto: Zulmar Corrêa/Divulgação/Notisul

Uma manifestação contra o envenenamento de cães e maus tratos contra animais foi realizada ontem, no bairro Santo André, em Capivari de Baixo. A comunidade luta por justiça em repúdio à matança que ocorreu no último fim de semana. 

Conforme o jornal Notisul, enquanto a manifestação era realizada, mais um animal surgiu com suspeita de envenenamento. A presidenta da ONG Faro Animal, Zulmar Corrêa, conta que o cão apareceu muito mal. "Os sintomas eram de envenenamento. Chamamos um veterinário e ele levou para a clínica. Espero que esteja bem", destacou Zulmar.

Os moradores encontraram chumbinhos espalhados pelo gramado do condomínio Santo André. "Os moradores não querem mais nem passear com seus cães com medo de que eles comam veneno. O perigo vai além, pois muitas crianças também brincam por ali", alerta a presidenta da ONG. Já foi registrado um boletim de ocorrência e a Polícia Civil de Capivari de Baixo investiga o caso.

Envenenar animais é crime

Envenenar animais tem pena prevista na Lei de Crimes Ambientais. Quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode receber detenção de três meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento) e não cometeu delito nos últimos cinco anos, a lei permite substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como doação de cestas básicas ou prestação de serviços.