Geral

Morre em Santa Rosa de Lima o professor Wilson Schmidt

Foto: Divulgação

O professor da UFSC Wilson Schmidt morreu em Santa Rosa de Lima. Há alguns meses ele havia passado por um tratamento contra o câncer. A missa de corpo presente ocorre nesta sexta-feira (12), em Santa Rosa de Lima, mesma cidade onde será feito o sepultamento. Ele foi encontrado morto em casa na manhã desta quinta-feira (11).

Professor da Universidade Federal desde 1985, ele tinha graduação em agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Etudes de Societes Latino Americaines – Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 (1996).

Schmidt deixou a terra natal aos 11 anos de idade para cursar o seminário em São Paulo. Formado em filosofia, desistiu do sacerdócio e partiu para a carreira de professor no Norte do país. Quando retornou ao Sul, concluiu o doutorado e depois tornou-se diretor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Filiou-se ao PMDB e se candidatou a prefeito de Santa Rosa de Lima, mas não se elegeu. Em 1982, foi convidado a realizar um projeto educacional em Tubarão. Sua participação foi crucial para a criação da secretaria de Educação, a qual assumiu em seguida.

Em 1986, diversas organizações indicaram e apoiaram sua candidatura a deputado federal constituinte. A convite do governador Pedro Ivo Campo (PMDB), assumiu o cargo de secretário-adjunto da Educação e participou diretamente dos esforços para a implantar o transporte escolar gratuito em toda a Santa Catarina, nos anos de 1987 e 1988.

Schmidt foi um dos fundadores da Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco).

Com informações site Notisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Mulher encontrada morta em Balneário Arroio do Silva é identificada

Forquilhinha abre inscrições para ACTs 2017 para contratação em 2018