Esporte

Morre Soares, aos 54 anos, campeão da Copa do Brasil pelo Tigre

Foto: Divulgação

O ex-atacante Soares, que jogou no Santos, no Criciúma e no Palmeiras nos anos 80 e 90, morreu neste domingo (15), aos 54 anos. José Carlos Soares sofreu três paradas cardíacas em Fernandópolis, São Paulo, onde vivia.

Soares nasceu no dia 16 de abril de 1963, em Morro Agudo (SP), e começou a carreira nos infantis do Olrândia F.C.. Aos 19 anos, ele foi convocado para jogar pela seleção paulista de juniores e, logo em seguida, se transferiu para o Londrina (PR). Poucos anos depois, foi emprestado para o Quilmes, da Argentina.

Em 1983, o centroavante retornou ao Londrina e, a convite do técnico Canhoto (antigo ponta-esquerda do Fernandópolis, São Paulo e Inter de Porto Alegre), foi jogar no Fernandópolis. Até 1987, Soares também esteve por empréstimo no Comercial (MS), Bahia e Juventus.

Em 1988, ele foi contratado pelo Santos. No time da Vila Belmiro, Soares teve algumas oportunidades no Campeonato Paulista e no Brasileiro, mas acabou indo para o Mogi-Mirim, que adquiriu seu passe junto ao Fernandópolis.

No mesmo ano, ele foi contratado pelo Criciúma, onde viveu a melhor fase da carreira e se tornou o 2º maior artilheiro da história do clube. Ainda pelo Tigre, Soares conquistou o tricampeonato catarinense (89, 90 e 91) e, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o título da Copa do Brasil de 1991, algo inédito na história do clube.

Em 93, ele foi emprestado ao Palmeiras, que procurava um reserva para Evair, já que o ex-vascaíno Sorato era presença constante no departamento médico do clube. Ficou pouco tempo no Verdão. Foram apenas três jogos, três vitórias e um gol, números que constam no Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Retornou ao Criciúma e, a convite de Lori Sandri, foi jogar na equipe do Ettifac Club, da Arábia Saudita. Lá, sofreu uma grave contusão no tornozelo direito, mas não encerrou a carreira, e jogou novamente pelo Criciúma, Taquaritinga (SP) e no Cria Gaziantep, da Turquia.

Com informações do site terceirotempo.bol.uol.com.br

Notícias Relacionadas

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos

Colisão frontal termina em morte em Balneário Rincão

Criciumense disputará Sul-Americano pela Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub-17

Competição será realizada na Argentina, entre os dias 7 e 24 de março.

Mulher encontrada morta em Balneário Arroio do Silva é identificada