Geral

Morro da Fumaça completa 53 anos neste 20 de maio

Foto: Luiz Henrique Goulart/Divulgação

Foto: Luiz Henrique Goulart/Divulgação

Morro da Fumaça está em festa, a cidade comemora neste dia 20 de maio, os 53 anos de emancipação político administrativa. Os anos de trabalho e dedicação do seu povo, desde a sua colonização, vão ser comemorados nos dias 19, 20, 22 e 23 de maio. As suas riquezas e conquistas serão exaltadas com atrações artísticas, exposição de cerâmica e muita música e dança. 

A “Capital do Tijolo”, também se destaca na agricultura familiar e na produção de deliciosos vinhos, principalmente os da uva Goethe, possui uma população que segundo o IBGE de 2014, tem aproximadamente 17.052 habitantes e uma área total de 83,12 Km². Na composição dos setores produtivos, a indústria fica com a maior fatia, totalizando 58%. O setor de serviços apresenta participação de 38% e é o segundo em produtividade, seguido pela agropecuária com 4% dos negócios.

A cidade terá a partir de hoje (19), uma festa para homenagear e marcar a passagem de mais um ano da sua história. O município estará comemorando a boa fase de desenvolvimento pela qual vem passando e mostra que está se preparando para o futuro. 

Para o Prefeito Agnaldo Maccari, o Nado, a festa é simples, mas as homenagens serão inesquecíveis. “Queremos unir nosso povo, e parabenizar a todos os moradores que vivem e lutam pelo município. Eles são a verdadeira fonte de energia para Morro da Fumaça. Esperamos todos para juntos fazermos a festa e deixar nossa cidade mais alegre”, conclui o Prefeito. 

Maccari também enfatiza dezenas de ações empreendidas nestes dois anos de governo, com destaque para a implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, a recuperação das estradas vicinais municipais além da conclusão de pavimentação e calçadas pelo município. No Loteamento Maragno, em Estação Cocal, cinco ruas foram pavimentadas, o que deixou o loteamento 100% pavimentado. No bairro Mina Fluorita outras três ruas foram asfaltadas. A Rodovia Tranqüilo Sartor na Linha Frasson já está sendo concluída, faltando apenas detalhes para o termino da obra, que é muito importante para o desenvolvimento do município.

A administração está se preocupando com todos os bairros e tentando levar desenvolvimento para todos os cantos da cidade. No bairro Monte Verde a rua Emílio Frasson também vai ganhar capa asfáltica ainda nesse semestre. O bairro Naspoline teve a rua José Carlos Frason concluída neste ano. O programa PAVICIDADE, que é uma parceria entre a comunidade e Prefeitura para a realização da pavimentação de novas ruas está funcionando em localidades diversas como Loteamento Recco e Loteamento Alga Maccari.

A modernização e aquisição de novas máquinas para Secretaria de Obras e Agricultura também foi um investimento pesado da administração. O valor para os novos equipamentos chega a mais de três milhões de reais. A conclusão das novas unidades básica de saúde nos bairros Vila Rica, Jussara e COHAB essas em fase de conclusão, são essenciais para a população de Morro da Fumaça. Construção do Centro de Referência da Assistência Social (CRÁS), e a reforma e melhoria em todas as unidades básicas de saúde, que estão em execução, são outros destaques.

Na Educação a prefeitura realizou uma readequação das estruturas e a construção de salas de aula que possibilitou que o atendimento nas creches passasse de 100 para 500 crianças, um grande avanço para a educação em pouco tempo. Também a construção de duas quadras poliesportivas, junto a Escola Vicente Guollo no bairro Naspolini e Maurina de Souza Patricio no bairro Graziela entre outros investimentos.A preocupação com o atendimento na educação está gerando ainda outros investimentos que estão sendo priorizados, como a construção de mais uma sala de aula na Escola Honorato Pavei Maccari além de uma cozinha e um refeitório.

O apoio a instalação de empresas no município como a Domus Telhas e Stone Wash, vai gerar emprego e renda para a cidade. O Município também possui projetos junto ao Governo Federal e Estadual para outros investimentos como pavimentação de oito ruas na área urbana provenientes do programa PAC 2, construção do Centro de Triagem para Resíduos Sólidos junto a FUNASA. O início do projeto de esgotamento sanitário também em parceria com a FUNASA é prioridade.

Para Nado, apesar de o país estar em dificuldades, à expectativa para os próximos anos é positiva. A intenção é de aumentar a geração de emprego, implantar cursos profissionalizantes e aumentar a qualidade de vida da população fumacense. “Estamos trazendo empresas e trabalhando para melhorara a qualidade de vida, abrindo novos postos de trabalho, facilitando a implantação de novas empresas no município”. Conclui Nado.