Geral

Morro da Fumaça recebe comitiva de italianos

Foto: Marciano Bortolin

Foto: Marciano Bortolin

A alegria e a emoção marcaram o encontro entre italianos e fumacenses na Casa Legislativa. Embalados pelas músicas interpretadas pelo coral Va Pensiero, os cerca de 50 italianos diziam se sentir em casa em meio a tanta “buona gente.”

A visita, que teve início em cidades gaúchas, como Caxias do Sul, tem como objetivo fazer o intercâmbio entre os italianos e os descendentes brasileiros. Em Morro da Fumaça eles foram recepcionados pelo presidente da associação no município, o vereador Ademar Bertan. “Nossa região foi colonizada em grande parte pelos italianos que tanto contribuíram para o nosso desenvolvimento com trabalho, fé e perseverança. Aqui em Morro da Fumaça, por exemplo, se conserva a cultura italiana, mesmo mais de cem anos depois da chegada de nossos antepassados”, salientou.

Os visitantes fazem parte da Associazoni Trevisani Nel Mondo, entidade que busca reunir os descendentes dos italianos originários da província de Treviso, região do Vêneto, no nordeste da Itália. Hoje já são 170 associações espalhadas pelo mundo, sendo que 20 estão no Brasil.

Cada um dos membros da expedição foi homenageado com uma Menção Honrosa oferecida por todos os vereadores. “É um grande orgulho e emocionante recebê-los em nossa cidade. Temos as raízes italianas, raízes estas que fizemos questão de preservar”, destacou o presidente do Legislativo, Renato Zaccaron.  

A comitiva ainda contou com descendentes italianos da Austrália, que fazem parte da Associazoni Trevisani Nel Mondo da cidade de Melbourne.

Se sentindo em casa

Antes das homenagens e de toda emoção vivida na Câmara de Vereadores, os italianos visitaram a Natreb, empresa do ramo metalúrgico e o Sindicato da Cerâmica Vermelha (Sindicer). Um dos integrantes da excursão, Giusepe Rossi, disse que o passeio por Morro da Fumaça o fez se sentir em casa. “Cada arquitetura, cada pessoa que conversamos, os sobrenomes, tudo nos faz lembrar da Itália. Estou, sobretudo, orgulhoso em ver que os descendentes do Brasil estão batalhando para não deixar a nossa cultura morrer”, disse.

Depois de Morro da Fumaça, os italianos ainda visitarão Urussanga e Nova Veneza, encerrando a viagem em Florianópolis.

Colaboração: Marciano Bortolin