Geral

Morte por envenenamento preocupa donos de animais domésticos em Orleans

Por volta das 17 horas do domingo de Dia das Mães (10), um empresário de Orleans, que preferiu não se identificar, teve quatro cães mortos por envenenamento. Ele chegou para alimentá-los no sítio onde ficavam, na Serraria, quando percebeu que dois deles não estavam no local. Os outros dois, aparentemente, estavam bem, até que um deles começou a passar mal.

O dono então o levou até o veterinário, mas o animal não resistiu e morreu. “Foi constado que ele morreu após ingerir um pedaço de frango envenenado”, afirmou. Quando voltou, encontrou os outros três também sem vida. De acordo com o empresário, os cães são dóceis e estavam com ele desde filhotes. Eles tinham onze, sete, cinco e dois anos de idade. Os animais ficavam presos em um canil.

O material ingerido por um dos cães passou por análise de composição química e o resultado apontou grande presença de compostos fosforados. De acordo com a média veterinária, Livia da Silva Valente, essa substância é encontrada em venenos. “Muitos animais chegam envenenados na clínica. Nem sempre conseguimos realizar análise da substância ingerida, alguns apresentam apenas os sintomas. O animal está bem e, de repente, não consegue se firmar nas quatro patas, saliva bastante e perde a consciência”, explica.

O dono dos cães relata ainda que moradores próximos ao local afirmam que isso é um fato comum e ocorre há mais de 10 anos. Na última segunda-feira (18), ele encontrou mais um gato e um cachorro morto nas proximidades. Ele mesmo, no último ano, teve dois cães mortos em um intervalo de aproximadamente um mês. “Na época não suspeitei de que fosse envenenamento”, contou.

Um Boletim de Ocorrência – BO foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Orleans no mesmo dia.

[soliloquy id=”126114″]