Trânsito

Motoristas devem atentar para instalação de barreiras na BR-101 Sul

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

Os usuários da BR-101 Sul catarinense devem atentar, durante esta semana, aos trabalhos de construção da barreiras centrais de pistas, de bordo e em cabeceiras de viadutos, entre o km 316, no município de Pescaria Brava, ao km 329,9, próximo ao rio Capivari, em Capivari de Baixo. As barreiras de concreto, conhecidas como New Jersey, fazem parte da sinalização definitiva da BR-101 Sul catarinense.

Para a construção das barreiras é necessário a interrupção em faixas de rolagem, sempre próximas do local de trabalho, para movimentação de equipamentos e trabalhadores. Toda a sinalização vertical provisória está disponibilizada, devendo os motoristas observá-la para evitar acidentes. A construção da barreira de proteção integra os serviços complementares da duplicação da rodovia federal.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instalou cerca de 130 quilômetros de proteções de concreto para divisão de pistas duplicadas na BR-101 Sul catarinense. As divisórias servem de sinalização e proteção aos usuários da rodovia federal. O projeto de expansão do fluxo da rodovia federal prevê a construção de 134 quilômetros desse tipo de proteção, entre os municípios de Palhoça a Passo de Torres, divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Do total, 97% estão concluídos, restando trechos pontuais nos lotes 25 e 29.

As proteções de concreto New Jersey fazem parte do lote de sinalização definitiva da BR-101 Sul duplicada, assim como a vertical (placas, painéis e pórticos) e horizontal (faixas de eixo centra, bordos e zebrados). A estrutura separa os sentido de fluxo de tráfego, evitando a invasão da pista contrária, orientando a circulação de veículos.

As estruturas – As barreiras “New Jersey” são construídas somente nos trechos duplicados e onde não há separação das pistas por canteiros de vegetação rasteira. Todos os lotes da duplicação receberam proteções desse tipo. As barreiras têm 80 centímetros de altura, com base de até 40 centímetros, sendo instaladas por meio de processo automatizado. O concreto é moldado por equipamento mecânico que dá forma à barreira, enquanto outros funcionários fazem os acabamentos estéticos. O tempo máximo para secagem do concreto é inferior a 20 horas.

A Polícia Rodoviária Federal de Tubarão pede o máximo de atenção de todos os usuários da rodovia, que trafegam pelo local, nos trechos das obras complementares do Lote 25 e das remanescentes do Lote 29, entre Araranguá Sombrio.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC