Trânsito

Motoristas devem redobrar atenção para estreitamento de pista após túnel da BR-101

Foto: Muriel Albônico - Assessor de Imprensa do DNIT/SC

Foto: Muriel Albônico – Assessor de Imprensa do DNIT/SC

Os motoristas que trafegarem pela BR-101 Sul catarinense precisam atentar ao estreitamento de pista no final do túnel do Morro do Formigão, no km 338. Ali, as faixas de rolagem se encaixam em desvio lateral, no sentido Norte-Sul, passando pelo lote de obras complementares para construção de pistas e do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêas.

Este é um dos últimos pontos com restrição de espaço na duplicação da rodovia federal e segue com limite de velocidade fixado em 60 km/h, para todos os tipos de veículos.

O estreitamento nesse ponto faz parte do desvio para obras compreendido entre o km 337 até o km 339, indo do viaduto de acesso ao Morrotes (km 336), onde a sinalização começa a indicar a mudança de fluxo até o reencontro com as pistas duplicadas, passado o morro.

Nesse segmento há estreitamento de faixas sobre a ponte do Rio Tubarão (estrutura que abriga fluxo em dois sentidos) até o acesso à SC-390. De lá até o final do túnel há duas faixas de rolagem para quem trafega no sentido Florianópolis-Porto Alegre até o outro estreitamento.

Já para os motoristas que trafegam no sentido oposto, isto é, Porto Alegre-Florianópolis, o tráfego de veículos segue em duas faixas de rolagem cruzando todo o Morro do Formigão e com redução de espaço somente próximo do rio Tubarão.

As pistas terão as reduções eliminadas com a liberação do viaduto do km 339 e da nova ponte sobre o Rio Tubarão, quando não haverá mais desvios para obras de duplicação na BR-101 Sul. Mesmo assim, os motoristas precisam atentar para as reduções de faixa em caráter temporário, usadas para trabalhos de conservação, limpeza e melhorias na rodovia federal.

Tais pontos sempre são precedidos de sinalização vertical provisória indicativa.  

Colaboração: Muriel Albônico – Assessor de Imprensa do DNIT/SC