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Motoristas podem ir de Araranguá a Sombrio por vias lindeiras da BR-101

Com construção de 21,5 quilômetros de ruas laterais, comunidades próximas da rodovia federal podem trafegar entre si, sem necessidade de usar as pistas duplicadas

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Com a duplicação da BR-101 Sul concluída, entre os municípios catarinenses de Araranguá a Sombrio, os motoristas podem trafegar entre as cidades sem necessidade de movimentação nas pistas da rodovia federal. Com 21,5 quilômetros de ruas laterais concluídas, sinalizadas e liberadas no lote 29, é possível definir o destino de viagem curta entre bairros por vias laterais, acessar obras de arte especiais, como viadutos, transportar pessoas ou cargas entre cidades sem a necessidade de trafegar pela BR-101.

As ruas laterais foram construídas em ambos os bordos da rodovia federal, em todo o trecho entre o bairro Polícia Rodoviária, em Araranguá, ao rio da Laje, em Sombrio, no limite do lote 30 de obras. A particularidade de tráfego entre cidades por via laterais é possível somente no lote 29 da duplicação da BR-101, por causa da distribuição constante de residências, empresas, postos de combustíveis ou entrepostos comerciais nas comunidades e ao longo do trecho. O segmento ainda comporta bairros de grande densidade, como Polícia Rodoviária, Santa Catarina e Sanga da Areia, em Araranguá, Guarita e Januária em Sombrio e Sanga da Toca, no limite entre os dois municípios.

A possibilidade de tráfego, entre municípios, por vias laterais do lote 29, é limitada por alguns pormenores. O limite, que nas pistas varia de 90 km/h a 110 km/h, nas ruas laterais é de 50 km/h, para todos os tipos de veículos. É preciso atentar para a movimentação de pedestres, em circulação por calçadas, passarelas ou passagens inferiores, bem como ao transporte coletivo de passageiros e alunos. As vias lindeiras têm tráfego por duplo sentido de movimentação, menos no perímetro urbano de Sombrio, próximo ao viaduto de acesso Sul à cidade.

De Palhoça a Passo de Torres, nos 248,5 kms de duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina, foram construídos 211,4 mil metros de vias laterais. Ainda foram construídos e liberados 110 viadutos concluídos, 29 pontes concluídas, 14 pontes reforçadas e alargadas e um túnel com 1.014 metros concluído, no Morro Agudo, em Paulo Lopes.  

Programa de Melhoria das Travessias Urbanas

Dentre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente às obras de duplicação da BR-101 Sul, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Este programa tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

As vias lindeiras estão inclusas neste item do PBA, juntamente as passarelas e passagens inferiores de pedestres, todos dispositivos que possibilitam o trânsito de veículos e pedestres, visando a interação definitiva da rodovia duplicada aos aglomerados urbanos lindeiros a ela.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC