Trânsito

Motoristas sofrem com a falta de manutenção da rodovia

O excesso de buracos é o principal problema da estrada.

Foto: Maycon Vianna/Notisul

Foto: Maycon Vianna/Notisul

Embarque em uma viagem assustadora. Pegue o seu veículo e trafegue por alguns metros da rodovia SC-370, no trecho entre Tubarão e a localidade de Travessão, em Braço do Norte. Tente desviar dos buracos (ou melhor, das quase crateras). Que desafio mais difícil, não é mesmo? Pode ser que o início desta matéria tenha até um tom de brincadeira, mas o assunto é sério. O descaso com uma das rodovias estaduais mais movimentadas de Santa Catarina pode ter como prejuízo o maior bem de qualquer pessoa: a sua própria vida.

Conforme reportagem do jornal Notisul, em alguns pontos desta estrada, a imprudência e o excesso de buracos são as causas de graves acidentes. “O número de aberturas na pista aumenta com as chuvas. Os condutores precisam  prestar muita atenção, porque a água tapa estes entraves e corre o risco de uma aquaplanagem, onde os pneus perdem contato com o asfalto, fazendo o carro escorregar”, orienta o sargento Ildemar Cascaes Valgas, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), de Gravatal.

O borracheiro Salésio Fernandes Madeira trabalha às margens da SC-370 e  atende, em média, seis motoristas que trazem os seus automóveis com os pneus cortados devido à passagem nos buracos. “Muitos deles não enxergam, ou estão em alta velocidade. É um transtorno quando não ocorre algo mais grave. Gostaria de ver este asfalto recapeado e em boas condições de trafegabilidade”, espera Salésio.

Já o comerciante Valdir Martins, que tem uma sorveteria à beira da rodovia, não cansa de reclamar sobre as péssimas condições da estrada. “Faz tempo que não fazem nada, nem tapar
estes rombos. É um perigo, vidas são colocadas em jogo. Se o motorista não desviar, pode tranquilamente estragar o seu veículo”, reivindica Valdir.

Enquanto o projeto não fica pronto, os motoristas sofrem

Os secretários de desenvolvimento regional de Tubarão, Estêner Soratto Júnior (PSDB), e de Braço do Norte, Roberto Kuerten
Marcelino (PSD), dizem estar cientes do problema relacionado ao excesso de buracos em diversos trechos da SC-370. Um projeto de restauração para os trechos de São Ludgero a Tubarão, já foi concluído e entregue pelos responsáveis da empresa ESSE Engenharia Consultiva, no fim do ano passado. “Estamos no aguardo da licitação. Constantemente utilizamos  operações de tapa-buracos. Acredito que até abril deste ano já tenha sido dada a ordem de serviço e logo em seguida inicie os trabalhos”,
destaca Roberto.

Já o secretário Estêner Soratto acredita que os responsáveis pela secretaria de infraestrutura do estado consigam fazer o financiamento de restauração da SC-370 através de um financiamento pelo Banco do Brasil, autorizado para algumas obras pela presidenta Dilma Rouseff (PT). “Até fim deste mês quem sabe tentamos alguns recursos para pelo menos dar uma amenizada (medida paliativa) nos problemas com estas aberturas no asfalto. O projeto de restauração prevê a realização de todo o recapeamento da pista e a construção de viaduto”, informa Estêner.

De acordo com estudos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), na SC-370, em uma das estradas mais perigosas do estado, circulam mais de 11 mil carros por dia. “Vão esperar acontecer o que para acelerar os processos de recuperação e restauração da rodovia? Quantos ainda morrerão em acidentes? Aguardamos uma solução imediata, perdemos a paciência”, indigna-se o auxiliar de depósito Edson Ricardo da Silva Belíssimo, que utiliza a via para trabalhar.

Projeto de restauração da SC-370

O valor total da obra de restauração da SC-370 está estimado em R$ 41,8 milhões, 34 pontos devem ser modificados. A empresa Esse Engenharia Consultiva será a executora da obra. Já foram realizadas alterações em alguns itens do projeto inicial, principalmente nos trechos considerados mais críticos da rodovia. O projeto de restauração inclui 40 quilômetros entre os municípios de São Ludgero e Braço do Norte, além da implantação de camada asfáltica, drenagem, acostamentos, faixas de múltiplo uso, trechos de calçadas, dispositivos de segurança viária, sinalização, faixas de desaceleração, entre outros.