Segurança

MPE abre Inquérito Civil para apurar falta de policiais militares em Lauro Müller

A Promotoria de Justiça de Lauro Müller destaca que percebeu um incremento no número de delitos graves, especialmente em Guatá.

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Foto: Sul in Foco/Arquivo

O Ministério Público do Estado de Santa Catarina por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Lauro Müller instaurou Inquérito Civil para apurar a falta de número suficiente de policiais militares para garantir a segurança da população do município.

A ação do MP tomou por base ofício entregue ao Vice-Governador do Estado de Santa Catarina pelos moradores do Distrito de Guatá, noticiando a intranquilidade social daquela comunidade em relação ao crescente número de delitos, estritamente conectados ao tráfico de drogas, fato que atesta uma falha na prestação dos serviços de segurança pública, especialmente diante da insatisfação esboçada em um abaixo-assinado dos moradores de Guatá e em ofício da Câmara de Vereadores com a mesma preocupação.

A Promotoria de Justiça de Lauro Müller destaca que percebeu um incremento no número de delitos de maior gravidade no Distrito do Guatá, em sua maioria relacionados ao tráfico e ao uso de drogas, inclusive com a participação de adolescentes e envolvimento dos mesmos em atos infracionais cometidos muitas vezes com violência.

Um ofício foi expedido ao Comando da Policia Militar de Lauro Müller, para que em um prazo de 20 dias repasse ao MP as seguintes informações:

1) O número de policiais militares lotados na Comarca;

2) Se existe previsão de novas nomeações para os próximos meses;

3) Como se dá a prestação do serviço pela Polícia Militar (número de viaturas, número de policias por turno etc);

4) Se existe algum convênio firmado com o Município de Lauro Müller para custeio de material da Policia Militar;

5) Qual seria o número ideal de policiais militares para a prestação de um serviço adequado;

6) Qual a viabilidade de instalação de um Posto da Polícia Militar no Distrito de Guatá;

7) Se exercem funções na Polícia Militar da Comarca, servidores cedidos por outros órgãos públicos.