Geral

Mulher dá à luz dentro do carro do vizinho a caminho da maternidade em Urussanga

Foto: Nazareno Ribeiro/Divulgação/G1 SC

Foto: Nazareno Ribeiro/Divulgação/G1 SC

Uma jovem de 21 anos deu à luz dentro do carro do vizinho, em Urussanga. Ela era levada para a maternidade quando a filha veio ao mundo na manhã deste domingo (23). O motorista só teve tempo de parar o carro, ligar para o Corpo de Bombeiros e ajudar no parto. Quando a guarnição chegou, a criança já havia nascido, por volta das 8h15.

Conforme reportagem do site G1 SC, Nazareno Ribeiro é vizinho da família, no bairro Vila Nova, em Cocal do Sul, cidade distante aproximadamente 15 minutos de Urussanga, onde fica a maternidade. Ele conta que perto das 3h levou a grávida para o pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ela foi atendida, mas liberada por uma médica que a examinou. “A médica disse que ela levaria mais uns dois dias para ganhar o bebê”, explica.

Eles voltaram para casa perto das 6h, mas por volta das 8h, a mulher precisou ser levada novamente para o hospital, pois sentia fortes dores. “A bolsa dela já tinha estourado às 3h, 4h”, conta a sogra da mulher, Zelita Correia dos Santos.

No caminho, a criança começou a nascer e, já em Urussanga, Ribeiro parou o carro e só teve tempo de ajudar no parto. “Eu estava vendo que não daria para chegar ao hospital, visto que o bebê poderia morrer, porque ele já estava saindo e o cordão umbilical estava enrolado no pescoço”, explica o vizinho que é bombeiro voluntário na empresa onde trabalha.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado para auxiliar no atendimento. “[quando a guarnição chegou] Não teve como deslocar a criança para a viatura do bombeiro, porque ela estava grudada à mãe pelo cordão umbilical. Eles fizeram o isolamento térmico delas e fomos para o hospital. Na porta do hospital, eles pediram um bisturi e cortaram o cordão direitinho”, recorda o vizinho.

Neste domingo à noite, mãe e filha estavam internadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição e passavam bem. A menina Isabeli nasceu com 3,100 quilos e tem uma irmã de 3 anos, que ficou em casa com o pai.

A expectativa é de que mãe e bebê ganhem alta ainda na manhã desta segunda-feira (23). “A Bia [mãe do bebê] só está com um pouco de dor de cabeça, mas está bem. Talvez ela tenha batido a cabeça porque o carro é muito apertado. Aqui no hospital elas estão sendo muito bem atendidas agora. Só foi aquele problema de madrugada”, afirma Zelita, que acompanhava a nora no hospital.

O que diz o hospital

O G1 não conseguiu contato com o Hospital Nossa Senhora da Conceição. À reportagem da RBS TV, a responsável pela unidade de saúde informou que a unidade só irá se manifestar se a família registrar um Boletim de Ocorrência. Ela reforçou que mãe e bebê passam bem e recebem toda assistência do hospital.