Geral

Multidão se reúne para aprender lições de Clóvis de Barros Filho

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

Em uma época em que muito se fala sobre ansiedades, preocupações, rotinas agitadas e angústias pela falta de tempo, o tema “Mudanças. Um Convite à Realidade" recebeu atenção de mais de 1.500 pessoas ao ser abordado pelo Professor doutor e livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, na Sociedade Recreativa Mampituba na noite de ontem. Com uma performance segura e cheia de conteúdo, Filho atraiu olhares atentos de todos que lotaram o salão durante toda a sua apresentação.

Fazendo relações e exemplificando suas falas, o palestrante falou sobre a forma como cada um se adapta aos seus ambientes e como a mudança por vezes é necessária para que a plenitude seja atingida. “Cada um de nós tem seu lugar específico, aquele que permite um pleno desabrochar da sua natureza. A mudança para isso, no entanto, nem sempre convém, pois algumas não respeitam a essência”, comentou. Ainda sobre o assunto, Clóvis comparou as pessoas com espécies de árvores, afirmando que uma goiabeira pode ser espetacular na sua natureza, mas nunca será, por exemplo, como uma mangueira. “Cada um tem sua natureza própria e pode ser esplendoroso da sua forma. Para que alcance isso, no entanto, precisa de lugar adequado”, completou.

Dia a dia aproveitado

As atitudes diárias de cada um, conforme o Clóvis, interferem diretamente na forma como a vida é aproveitada em busca de um objetivo específico: a felicidade. “Se dia a dia você aproveitar a vida para oferecer uma performance melhor do que a do dia anterior naquilo que vocês se propõe, aí sim será digno de ser uma pessoa feliz”, disse.

Sucesso idealizado

Ao escolher o nome de um dos mais conhecidos palestrantes da web, Clóvis de Barros Filho, os responsáveis pelos cursos de Gestão da Unesc vislumbraram um evento de grande sucesso, fato que se concretizou. Com ingressos esgotados pelo menos 24h antes da palestra, a ação rendeu bons resultados e aprendizados a todos os presentes. Ao menos é o que garante um dos responsáveis pelos cursos, professor Volmar MadeiRa. “Por um momento chegamos a ter receio, pois as pessoas muitas vezes criam desculpas para não aproveitar algumas oportunidades como essa. No entanto, os cursos de gestão têm o perfil de fazer acontecer e acreditar nos projetos, o que, com os apoios adequados, deu certo”, declarou.

Após ouvir as lições repassadas, Madeira confirmou sua admiração por Clóvis e respaldou a escolha do tema. “A mudança hoje em dia ainda é vista com receio, porém, como vimos hoje, ela é uma realidade, natural e até necessária. Ouvindo tudo isso já sei que certamente estarei sempre em busca do meu lugar ideal”, citou.

Profissional admirado

Admirador do trabalho do palestrante, o professor Mateus Maruchi, fez questão de prestigiar o evento promovido na cidade. Conforme Maruchi, a forma como Clóvis aborda os temas e tem a facilidade em “traduzir” temas complicados lhe chama muito a atenção. “Já tive a oportunidade de assistir uma aula dele enquanto era acadêmico do curso de Filosofia e pude ver de perto essa habilidade. Aqui, por exemplo, Clóvis traduziu uma teoria complicadíssima de Aristóteles em uma relação com plantas que foi muito clara”, comentou.

Para ele, o sucesso da palestra reflete a carência de conhecimento e de definições de valores que a sociedade possui. “Uma pessoa assim mostra um rumo, sobretudo para causas existenciais. É isso que as pessoas procuram. Serve como uma bússola mostrando a direção”, completou.

Com informações de Mayara Cardos / Clicatribuna