Esporte

Multiplicando Talentos estende aulas gratuitas de Capoeira para crianças nº 28 GAC

Foto: Francys Lene / Comunicação Multiplicando Talentos

Foto: Francys Lene / Comunicação Multiplicando Talentos

Trabalhar o corpo e a mente das crianças, estimulando a percepção e suas habilidade e capacidades de interpretação e organização das informações. Esta é a proposta desenvolvida na oficina de Capoeira oferecida pela Multiplicando Talentos em parceria com o 28º Grupo de Artilharia de Campanha de Criciúma – GAC.

As aulas, inclusas no projeto Pelotão Esperança, acontecem uma vez por semana e atendem 30 alunos de oito a 12 anos da Escola Municipal Antônio Mangilli, Bairro Primeira Linha – meninos e meninas carentes que vivem em vulnerabilidade social.

Caetana Alves dos Santos, que estuda no 5º ano, é uma das alunas que frequenta as aulas de capoeira com o professor João Manoel Veiga e diz estar adorando a prática do esporte. "A capoeira ajuda a melhorar a nossa saúde e nosso equilíbrio", avalia. "A aula de capoeira e de canto são as que mais gosto. As atividades da capoeira trabalham nossa concentração e coordenação motora", diz Jenian Carlos Maciel Berto.

Segundo o professor, a capoeira é muito importante nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento do mundo que a rodeia e de si. "Além do corpo, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades da criança, como a atenção e percepção; autocontrole e astúcia; disciplina e respeito; segurança em si mesma e cooperação e sentido de sociedade" aponta Veiga.

O subtenente José Erlei Melo Noronha, explica da parceria e do entusiasmo das crianças com a capoeira. "Sempre buscamos novas parcerias, principalmente para atividades extracurriculares. Começamos no ano passado com a Multiplicando Talentos oferecendo as crianças sessões de cinema. Neste ano ampliamos com a oficina de Capoeira", conta.

"Foi notório desde a primeira aula o interesse das crianças pela capoeira. Quando chega a terça-feira eles ficam mais felizes, pois, segundo eles, tem a oficina. E, estão aprendendo rapidamente", destaca o subtenente.

Noronha explica que o Projeto Pelotão Esperança existe há mais de 20 anos e atua na educação integral de meninos carentes que vivem em vulnerabilidade social.

Colaboração: Francys Lene / Comunicação Multiplicando Talentos