Geral

Município e igreja católica em parceria na prevenção ao HIV/Aids

Com a realização de 350 testes rápidos de HIV, hepatites virais, sífilis e a Igreja Matriz São Donato lotada na missa da noite de domingo pelos mortos de Aids, o programa DST/HIV/Aids e a Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas de Içara alcançou a proposta da Pastoral da Aids em chamar a atenção na prevenção contra a doença. A celebração aconteceu em todo o país, no terceiro domingo de maio. A missa foi presidida pelo padre Eloir Borges.

A celebração também selou a parceria entre o órgão e a igreja católica no incentivo as pessoas a realização de testes rápidos que, no município, são fornecidos gratuitamente. Esta ação destaca Içara como a cidade pioneira da região Sul na prevenção à doença. Conforme dados do o programa DST/HIV/Aids são470 portadores identificados no município.

 “O objetivo da ação foi solidarizar com os que já morreram pela doença e seus familiares. A igreja católica será nossa parceira na difusão sobre a importância do diagnóstico precoce com a realização dos exames. Hoje ainda existe um grande preconceito contra quem vive com o HIV. Temos que superá-lo”, explica a psicóloga e coordenadora do programa, Samira Abdenur.  Ela ainda ressalta que quanto mais cedo se descobre a doença, maiores são as chances de sobrevida e qualidade de vida dos pacientes.

Na última semana o programa DST/HIV/Aids esteve no Loteamento Lima realizando testes rápidos de HIV, hepatite B e C, sífilis, em um espaço cedido por um dos moradores. Foram realizados 220 exames, onde apresentaram positivo dois de sífilis, um de HIV e outro de hepatite. “A doença leva de cinco a dez anos para manifestar sintomas. O quanto antes for feito o diagnóstico da doença, maiores são as chances de melhora pelo tratamento”, salienta Samira.

Colaboração: Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”67359″]