Geral

Municípios da Amrec iniciam estudos para adesão ao SISBI

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

Os médicos veterinários dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) da região da AMREC, que fazem parte da comissão Pró SISBI, reuniram-se na sede da Associação esta semana para padronizar as leis, decretos e formulários dos 12 municípios associados. O objetivo é a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A comissão Pró SISBI foi criada na última reunião do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da AMREC (CIASAMREC), e segundo o diretor administrativo do CIASAMREC, o médico veterinário Felipe Bez Fontana Cambruzzi, os trabalhos foram iniciados com o estudo da lei municipal de criação do SIM dos municípios participantes da Comissão. “Foi diagnosticado que alguns municípios terão que revogar suas leis, que são antigas e defazadas, e aprovar novas”, explica Cambruzzi. Ele ainda relata que foi feito um minucioso trabalho de análise dos decretos que regulamentam os SIM´s, onde alterações estão sendo propostas até se chegar em um modelo de inspeção desejado por todos os municípios. “Depois desse trabalho será encaminhado os modelos de lei, decreto e anexos para todos os 12 municípios associados ao consórcio CIASAMREC, para a sua aprovação junto às câmaras de vereadores e aos executivos municipais” explica o diretor do CIASAMREC.

Estiveram presentes na reunião os veterinários de Lauro Muller, Oylson José dos Santos; de Criciúma, Mayara Vieira Tizatto; de Urussanga, Diego Heinzen; de Içara, Saulo Da Boit Goularte; de Siderópolis, Leomar Dalcin; da EPAGRI e responsável pelo SIM de Balneário Rincão, Marcelo Silva Pedroso.

Comissão – A Comissão Pró Sisbi foi montada com o intuito de discutir, organizar e padronizar todas as legislações dos municípios que têm interesse no selo SISBI.

Colaboração: Antonio Rozeng