Segurança

Municípios do Vale reivindicam mais efetivos da Polícia Militar

Foto: Chênia Cenci

Foto: Chênia Cenci

Os municípios integrantes da Secretaria Regional de Braço do Norte juntamente com Gravatal, se reuniram na tarde dessa segunda-feira, para reivindicar junto ao Comando do Estado da Polícia Militar mais efetivos para suas cidades.

Conforme o prefeito de Rio Fortuna, Lourivaldo Schuelter, somente quatro policiais trabalham no seu município. “Eles se dividem em dois grupos, ficando somente dois policiais por dia, o que gera uma certa insegurança para os moradores, já que apenas um policial fica disponível, pois um sempre tem que ficar na central”, detalha ele.

No município de Santa Rosa de Lima a situação é a mesma. “Fomos em busca de mais policiais para a nossa região, sabemos que o número de ocorrência é pequena mas precisamos de mais funcionários trabalhando nos municípios”, afirma o secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino.

O comandante geral, Valdemir Cabral afirma que o seu pleito é o mesmo. “Sei das necessidades, mas infelizmente não podemos aumentar todos os efetivos dos municípios de uma só vez. Somente neste governo conseguimos formar 3.500 novos policiais, número nunca visto no estado. Até agosto a oitava região da Polícia Militar, em Tubarão deve receber 200 novos soldados, e isso será dividido entre as cidades”, completa.

O estado conta atualmente com 11.300 policias nos 295 municípios. “Se continuarmos com esse número de formandos em cinco anos conseguiremos colocar um ótimo efetivo nas cidades. Nos próximos meses deve abrir um concurso para 600 novos policiais”, destacou o comandante Cabral.

Participaram da reunião os representantes de Santa Rosa de Lima, Armazém, Rio Fortuna, Grão-Pará, São Martinho, Gravatal, o presidente da Acivale Lauro Rita e o Deputado Estadual José Nei Ascari.

Colaboração: Chênia Cenci/Comunicação SDR Braço do Norte