Saúde

Mutirão de exames dá fluxo à fila de espera na rede municipal de Criciúma

Durante os próximos dias, pacientes que aguardam por exames serão chamados à Secretaria Municipal de Saúde para receber a autorização

Foto: Milena dos Santos

Foto: Milena dos Santos

Criciumenses que aguardam na fila para realização de exames e consultas com especialistas têm as esperanças renovadas. A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, já iniciou a chamada na manhã desta segunda-feira (11), no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal, para os pacientes que aguardavam por exames de ressonância. Foram encaminhados cerca de 150 pacientes que estavam na expectativa pelo procedimento. O mutirão só foi possível após a liberação de R$ 3 milhões, que foi conquistada por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Conforme o prefeito Márcio Búrigo, o programa de força-tarefa está sendo realizado para prestar atendimento das demandas represadas na rede municipal. “Criciúma tem o papel de cidade polo. Todas os municípios têm obrigação de investir 15% de sua arrecadação, porém o município somente no mês passado investiu 35% do que a cidade recebeu. Buscamos esses R$ 3 milhões para buscar o zeramento nas filas e estamos empreendendo um esforço enorme para que a população seja atendida”, declarou Búrigo.

A força-tarefa que tem apoio de clínicas e empresas particulares contratadas após processo de licitação e vai constituir 15 mil exames e 15 mil consultas. Estão sendo realizados exames de ressonância magnética, tomografia, colonoscopia, estudo urodinâmico, cintilografia, angioressonância, angiotomografia, ultrasson de membros com dopler e ultrasson de carótidas dopler. Médicos especialistas em endocrinologia, geriatria, dermatologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e psiquiatria estão incluídos ao mutirão. Os pacientes que aguardam consulta devem ser chamado em setembro.

Segundo o secretário de Saúde, Paulo Conti, o atendimento está sendo realizado de forma cronológica, dando prioridade para aqueles que estão há mais tempo na fila de espera. “A partir de agora essas pessoas receberão a liberação para realização dos exames e em anexo a clínica onde vai ser o procedimento, com informações de endereço e telefone”, destacou Conti.

Nesta terça-feira, (12), a partir das 7h30min, estarão sendo esperados, no Salão Ouro Negro, os pacientes que aguardam na fila para realização de exames de tomografia. 

Colaboração: Milena dos Santos