Geral

Mutirão social pode ocorrer em Tubarão

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

Foto: Reprodução Jornal Diário do Sul

O grupo SOS Animal está organizando um Mutirão de Castração Social para amenizar a situação dos cães e gatos de Tubarão. Poderão ser castrados animais de qualquer porte e sexo e o custo será de apenas R$ 80,00 por bichinho.

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, o movimento está em busca de um local onde possa realizar o procedimento cirúrgico. “Não é em qualquer lugar que pode ser realizado. Precisa ser uma casa de alvenaria, com no mínimo três ambientes, para preparação dos animais, cirurgia e pós-operatório. Os locais serão esterilizados e também iremos pedir um alvará para a Vigilância Sanitária, para que tudo esteja dentro dos conformes”, explica a responsável pelo grupo SOS Animal, Simoni Eduardo.

As veterinárias Kátia Chubaci e Marina Moneta Dante, que realizarão as cirurgias, são de Florianópolis e já promoveram mutirões semelhantes em Imbituba e Criciúma. A técnica utilizada é chamada de gancho e faz uma incisão de aproximadamente um centímetro.  

O mutirão deverá ser realizado em um fim de semana. “Vamos abrir para que 230 animais sejam cadastrados”, explica Simone. É necessário que pelo menos 130 animais sejam pré-cadastrados para que a ação seja realizada. Somente com esta quantidade poderão cobrir os custos das veterinárias. “Este projeto busca reduzir a superpopulação de cães e gatos do município”, explica Simoni. 

O cadastro será aberto no grupo SOS Animais de Tubarão (SC), no Facebook. O valor da castração será pago no dia do procedimento.

Informações

Quem quiser contribuir ou obter mais informações sobre o projeto pode entrar em contato com Simoni Eduardo através do email  simoni_l.e@hotmail.com, ou dos telefones 9651-0390 ou 8419-9645.