Geral

NASF arrecada mais de 15 mil comprimidos com grupos de Zumba Fitness

Medicamentos que não estavam mais sendo utilizados pelas participantes da Zumba serão levados para triagem

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Operária Nova encerrou, na tarde desta terça-feira (03), a gincana de arrecadação de medicamentos entre os grupos de Zumba Fitness dos Distritos do Centro e Rio Maina. Os participantes foram convidados a arrecadar entre os meses de abril e maio os medicamentos que não estavam mais sendo utilizados e estavam armazenados em casa. A ação foi realizada em alusão Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, lembrado em 5 de maio. Os remédios arrecados não estão relacionados na Relação Municipal de Medicamentos, ou seja, foram comprados pelos próprios doadores.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Paulo Conti, o grupo do NASF abre um grande campo e trabalha com as comunidades de forma muito competente. “Essa campanha da coleta de medicamentos foi espetacular. Esses medicamentos com certeza não passarão de mãos em mãos e ganharão um destino certo. É um excelente trabalho. Parabenizo as pessoas que participaram, principalmente pelo efeito das ações como esta, que educam e transformam as pessoas”, declarou.

Os medicamentos arrecadados totalizaram um montante de 15.392 itens, entre comprimidos, bisnagas e frascos. A atividade envolveu fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista e educadora física do NASF, desde a divulgação da ação entre os grupos até a contagem dos medicamentos, isto com as orientações da farmacêutica da equipe.

De acordo com a farmacêutica do NASF, Greice Peplaukauling, o processo de conscientização com os vários cuidados relacionado ao uso dos medicamentos, é um dos objetivos dos profissionais. “O grupo Zumba de atividades físicas, incluiu uma ação que de forma sutil trabalhou com essa população a questão do uso racional de medicamentos, a responsabilidade que tem que ter com os medicamentos que deve utilizar e seu tratamento, a importância de dar o descarte correto e a própria questão do armazenamento em residência, o que muitas vezes desencadeia em automedicação ou indicação de medicação para outras pessoas”, observa.

Greice ainda exalta a arrecadação conquistada em apenas um mês de trabalho. “Para se ter uma ideia de qual expressivo o volume ele representa a quantidade média pedida mensalmente nas farmácias das Unidades de Saúde”, relata.

Os medicamentos arrecadados serão entregues a Farmácia Solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), onde os mesmos passam por triagem e depois são dispensados para a comunidade mediante a apresentação de receituário.

Colaboração: Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”69927″]