Esporte

No sufoco: Criciúma permanece na Série A do Brasileirão

Com a ajuda do Atlético Paranaense, Criciúma terminou o Campeonato Brasileiro como primeiro time fora do Z-4

Foto: Fernando Ribeiro

Foto: Fernando Ribeiro

A emoção da torcida tricolor neste domingo superou todas as expectativas. Com o tropeço do Criciúma diante do Botafogo, e com a vitória do Coritiba sobre o São Paulo, a única forma do Tigre escapar da degola no Brasileirão seria o Vasco da Gama não vencer o Atlético Paranaense.   

Após torcer pelo Tigre no Maracanã e lamentar a derrota por 3 a 0 para o Botafogo, a atenção da galera carvoeira se voltou para o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama. A partida que havia iniciado no mesmo horário do jogo do Tigre foi paralisado devido a uma briga generalizada entre torcedores das duas equipes e teve toda a sua segunda etapa jogada após o término do jogo do Criciúma.

Com o reforço da torcida tricolor, o Furacão que vencia o jogo por 2 a 1 na primeira etapa, ampliou o marcador na etapa final e goleou o time cruz-maltino por 5 a 1. O resultado negativo manteve o Vasco na zona do rebaixamento na 18ª posição, com 44 pontos. O Z-4 foi completado por outro carioca, o Fluminense, que venceu o Bahia e atingiu os 46 pontos, mesma pontuação do Tigre, mas que permaneceu atrás do Criciúma no primeiro critério de desempate, por ter uma vitória a menos.

Conforme o site Engeplus, foram rebaixados para a Série B de 2014: Náutico, Ponte Preta, Vasco da Gama e Fluminense. Enquanto subiram para a Série A do Campeonato Brasileiro do próximo ano os seguintes clubes: Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense.   

Garantiram vaga na Taça Libertadores o campeão Cruzeiro, o vice-campeão Grêmio, o 3º colocado Atlético Paranaense e o 4º colocado Botafogo, que ainda torce para a Ponte Preta não conquistar a Copa Sul-Americana e roubar a sua vaga.