Geral

Normas proíbem exposição de animais em gaiolas

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Uma nova resolução com uma série de regras para estabelecimentos comerciais que doam ou vendem animais começou a valer desde a última quinta-feira no país. As normas foram criadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e têm por objetivo a saúde, a garantia de segurança e o bem estar dos animais que estiverem aos cuidados de agropecuárias, pet shops e parques de exposição. O empresário do ramo de agropecuária, Felipe Nunes, destaca que é necessário todo o conforto e atenção possível com os animais. 

“Há algumas pessoas que não levam em consideração os cuidados com eles e essa resolução veio para coibir diversas práticas erradas com estes seres em todo o país. Procuramos atender todas as exigências do conselho e recebemos os animais com todo o conforto. Queremos uma boa qualidade de vida para eles”, explana Nunes.

Conforme o jornal Notisul, na resolução, as lojas especializadas nos cuidados dos animais de estimação terão que adequá-los em um ambiente livre de exposição a barulhos, com acesso restrito para as pessoas, locais mais luminosos e ainda cada um deverá ser readequado ao seu habitat natural. Essa lei proíbe também a exposição e venda em vitrines e gaiolas. 

O médico veterinário Leo Fraga salienta que a regra veio para melhorar a qualidade dos serviços destes estabelecimentos. “As normas sempre existiram, mas agora veio com mais força. Os animais precisam de todo o cuidado”, salienta Fraga.