Saúde

Nova direção: Hospital São João Batista quer voltar a ser referência

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo/Clicatribuna

Em coletiva à imprensa na tarde desta segunda-feira (26), a nova administração do Hospital São João Batista (HSJB) foi apresentada na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Os novos investidores da instituição hospitalar, os médicos Flávio Spillere Júnior e o Maurício Meller Dal Toé, sócios da Cliniimagem, arrendaram o hospital pelo prazo de 10 anos. A administração assumiu em 3 de novembro do ano passado e pretende tornar o hospital novamente referência entre Porto Alegre e Florianópolis nos próximos cinco anos. “É um desafio ousado e difícil, mas estamos dispostos a enfrentar”, destaca Spillere.

Conforme o diretor do hospital, Rafael Rocha, a nova fase da unidade de saúde se divide em três situações. “A incorporação dos processos, que já foi finalizada, o aprimoramento e a sofisticação do hospital, este último com prazo até 2019”, destaca. 

Com atendimento particular e de convênio, a nova direção não tem projeto para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto considera a possibilidade de retomar as cirurgias cardíacas pelo SUS. A curto prazo vamos investir no centro cirúrgico da instituição. “O investimento será de aproximadamente R$ 5 milhões que deve iniciar entre os meses de março e abril e ser concluída em seis meses”, revela o médio Maurício Dal Toé.

Conforme o diretor do hospital, a instituição passava por dificuldades financeiras. “Conseguimos colocar as contas em dia e passaremos a ficar entre os três hospitais da região com o melhor salário para os técnicos de enfermagem”, reforça. A direção também pretende reforçar a comunidade o atendimento do Pronto Atendimento, pouco procurado por aqueles que possuem convênios.

Qualidade da Cliniimagem será levada para o hospital

A cultura de qualidade e a tecnologia da Clinimagem serão levados para o hospital. Conforme os sócios, a estrutura da empresa estará à disposição do hospital. “As administrações serão independentes, mas a clínica auxiliará com o hospital”, esclarece Dal Toé. Os equipamentos de alta tecnologia da Cliniimagem também contribuirão para que o hospital fortalece os exames de oncologia. Hoje, a clínica é uma das únicas do estado que possui o equipamento Pet Scan, que faz uma detecta possíveis células cancerígenas.

Ele acrescenta que o hospital irá investir em qualificação dos funcionários para atingir mais excelência nos serviços.  Atualmente, o hospital faz 3 mil atendimentos mensais, atingindo municípios desde Torres até Imbituba. Possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 255 colaboradores.

Com informações do Portal Clicatribuna