Trânsito

Nova ‘Ponte Cavalcanti’ é liberada para tráfego na BR-101, em Tubarão

Travessia foi liberada parcialmente ontem. Fluxo prossegue em meia pista. Foram quase dois anos de obras.

Foto: Dnit SC

Foto: Dnit SC

Dentro do cronograma, os primeiros motoristas começaram a passar pela nova ponte sobre o rio Tubarão, na BR-101, ontem. A obra foi construída no mesmo ponto da demolida Ponte Cavalcanti, localizada na divisa de três importantes e populosos bairros da Cidade Azul: Fábio Silva, Morrotes e São João, e faz parte do que ficou por último, porém não menos importante, do conjunto de obras de arte necessárias que possibilitassem a duplicação do trecho Sul da rodovia.

A 101 demorou 23 anos para ter quatro pistas de rolamentos (dois em direção ao Sul e duas ao Norte) para ser totalmente duplicada no Estado. Foram R$ 28.159.110,44 investidos dos contribuintes, isso mesmo, quase R$ 30 bilhões.

Esta quarta-feira, 28 de setembro de 2016, entra para a história na região, apesar de uma só pista da nova ponte ter sido liberada. Uma camada asfáltica aplicada nesta semana e uma preparação definitiva da cabeceira Norte resultarão na liberação do fluxo total.

Havia – e ainda há – a expectativa de uma cerimônia de inauguração deste último trecho, inclusive com a participação de o presidente Michel Temer. A reportagem tentou contato com a equipe que atua na agenda do chefe de Estado brasileiro, mas não obteve confirmação da sua vinda.

Com mais este progresso na 101, muitos acidentes serão certamente evitados, já que o fluxo funcionava em pista simples somente em uma ponte – inaugurada no segundo semestre de 2014.

O trecho Sul compreende a pista duplicada entre Palhoça, na Grande Florianópolis e Osório, no Rio Grande do Sul. A instalação da sinalização horizontal definitiva com a pré-demarcação das linhas de orientação para a pintura das faixas de bordo e eixo centro da pista vão continuar nos próximos dias.

Com informações do Jornal Notisul