Geral

Nova Resolução amplia necessidades para clínicas veterinárias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mercado de pets shops e clínicas já se adaptam para as novas regras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), de acordo com a Resolução 1.069/2014. Em vigor desde o último dia 15 de janeiro, a medida tem como objetivo garantir o mínimo de bem-estar conforme a espécie e a raça, além de restringir o contato de pessoas com os animais nos mais de 33 mil estabelecimentos.

A Resolução estabelece que o pet shop ofereça boas condições de higiene, luminosidade e pouco barulho para que o bicho não fique estressado. “A situação mais frequente é de espaço inadequado. Num ambiente onde cabe dois ou três, há quatro, cinco ou mais animais”, explica o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Benedito Oliveira Filho.

A aplicação de vacinas, cirurgias e os exames nos pets devem ser feitos somente em consultórios ou clínicas especializadas onde haja um Médico Veterinário. A Clínica Animal Center, com matriz em Criciúma e filial em Araranguá, já estava preparada para atender ás exigências do Conselho Federal. “Desenvolvemos um canil próprio com grandes acomodações, ambiente climatizado e maternidade. As novas regras não nos preocupam”, garante o Médico Veterinário Wilson Canassa.

A clínica investiu em gaiolas de vidro descontaminadas e áreas de lazer anti-estresse para brincadeiras dos pets. Os Médicos Veterinários estão disponíveis 24 horas em todas as unidades. “Os filhotes são criados com toalhas esterilizadas e vendidos no máximo em sete dias”, explica Canassa.

Para Benedito Filho, outro ponto importante da nova resolução é a responsabilidade técnica. “Em todos os estabelecimentos precisa haver um veterinário para que possa orientar os proprietários e colaboradores a cuidar bem dos animais”, finaliza.

Confira as principais medidas exigidas:

– Aplicação de vacinas, cirurgias e os exames nos bichinhos devem ser feitos em consultórios ou clínicas especializadas.

– O ambiente do pet shop deve oferecer boas condições de higiene, luminosidade e pouco barulho para que o bicho não fique estressado.

– Todos os estabelecimentos precisam de veterinário para que possa orientar os proprietários e colaboradores a cuidar bem dos animais.

Colaboração: FlashNews Assessoria de Comunicação