Geral

Nova sede das Promotorias de Justiça de Orleans é inaugurada com instalação da 2ª Promotoria de Justiça

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (26), uma cerimônia de inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Orleans e de instalação da 2ª Promotoria de Justiça, localizada na Rua Rui Barbosa, na área central da cidade.

A promotora Lara Zappelini Souza será a titular da 2ª Promotoria de Justiça, que atuará nas áreas: Criminal, Execução Penal, Ordem Tributária, Controle Externo da Atividade Policial e dos Direitos Humanos. Já o promotor Arthur Koerich Inácio, coordenador administrativo das Promotorias de Justiça de Orleans, será responsável pela 1ª Promotoria de Justiça, que atuará nas áreas: Cível, Infância, Ambiental e Improbidade.

A promotora Lara Zappelini Souza, que atua há cinco anos na Comarca de Orleans, falou sobre a situação de trabalho no MPSC. “O Ministério Público vive, atualmente, um momento de dualidade. De um lado, certa parcela da sociedade, principalmente do poder político, em virtude da atuação cada vez mais presente do Ministério Público, tenta restringir essa atuação. Mas, por outro lado, este trabalho nunca ganhou tanto apoio da população”, afirmou.

“Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas apontou que o Ministério Público é a terceira instituição mais confiável do país na percepção dos brasileiros, ficando atrás somente da Igreja Católica e das Forças Armadas. Isso significa que estamos no caminho certo, mas traz também responsabilidades. Não se pode esquecer o maior objetivo, que é bem atender a população e lutar pelos tão importantes direitos de todos os indivíduos assegurados pela nossa Constituição”, acrescentou.

Por isso, segundo ela, também aumenta a demanda por parte da sociedade. “Cada vez mais o Ministério Público é procurado para defender os interesses de todas as áreas possíveis: infância, cidadania, meio ambiente, moralidade, pessoas com deficiências”, destacou a promotora. “Para isso, o Ministério Público tem que se equipar e crescer. É por isso que estamos aqui hoje, justamente para prestar o melhor serviço à população e melhor responder aos anseios. A criação de uma 2ª Promotoria de Justiça em Orleans é um anseio antigo”.

O promotor Arthur Koerich Inácio, por sua vez, se disse entusiasmado para atuar no município. “Nestes sete anos no Ministério Público, já trabalhei em várias comarcas e pude constatar que hoje, realmente, é uma satisfação ter uma casa que dá plenas condições de trabalhar, com estrutura, espaço e equipamentos para atender bem a população. Fico feliz por isso. Fui muito bem recebido pela doutora Lara e toda a equipe. Estou chegando com bastante motivação para trabalhar. Por isso, gostaria de agradecer à administração que não tem medido esforços e agradecer também pela presença de todos”.

O subcorregedor-geral do Ministério Público de Santa Catarina, José Galvani Alberton, também se pronunciou durante a cerimônia. “É fundamental observar que a promotoria em si, por mais bem instalada que esteja, pouco representa. Ela se fará valiosa e receberá o respeito da população tendo em vista os serviços que pode oferecer. Então, em verdade, ela se fará grande em função dos trabalhos dos nossos promotores e servidores e em função da participação de todos aqueles que atuam com determinação para a realização da Justiça”.

Além disso, o subprocurador-geral propôs uma reflexão. “É importante destacar a necessidade de que qualquer cidadão busque o caminho da conciliação e da paz. Se nós não tivermos a grandeza de buscar este caminho e levarmos todas as nossas diferenças para o Poder Judiciário, nós chegaremos a um momento de absoluto congestionamento. Todo conflito que chega à Justiça é um sintoma de que alguma coisa errada está acontecendo no cenário da paz social. Oxalá um dia, pelos caminhos da paz, da conciliação e do diálogo, nós pudéssemos chegar a um clima de maior serenidade. Pode ser um sonho, mas eu acredito que é um objetivo válido a ser perseguido”, finalizou José Galvani Alberton.

As seguintes autoridades se fizeram presentes na oportunidade: Sandro José Neis, procurador-geral de Justiça; Fábio de Souza Trajano, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais; Cid Luiz Ribeito Schmitz, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos; José Galvani Alberton, subcorregedor-geral do Ministério Público de Santa Catarina; Arthur Koerich Inácio, promotor de Justiça, coordenador administrativo das Promotorias da Comarca de Orleans; Lara Zappelini Souza, promotora de Justiça da Comarca de Orleans; Fabiane Alice Müller Heinzen Gerent, juíza diretora do fórum da comarca de Orleans; Luiz Fernando Góes Ulysséa, promotor de Justiça da Comarca de Criciúma; Maria Claudia Tremel de Faria, promotora de Justiça da Comarca de Içara; Valdir Bianco, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Orleans.

[soliloquy id=”193202″]