Geral

Nova Veneza ganha espaço exclusivo para estudo e degustação de vinhos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Oferecer um espaço para desgustar e aprender mais sobre o vinho. Foi com este pensamento que Altanir Jaime Gava, Durci Feltrin Citadin, João Paulo Gava e Galdino Gava construíram a Casa Savoia. O espaço será inaugurado no dia 12 de setembro, no Centro de Nova Veneza, e terá vinícola e local para a realização de cursos, degustação e harmonizações. "O vinho é um elemento agregador e o brasileiro está cada vez mais interessado em descobrir seus segredos, ávido por mais conhecimentos e momentos de confraternização", afirma o sócio Altanir Gava.

A Casa Savoia já inaugura colocando no mercado cinco tipos de vinhos finos: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Tannat & Ancellotta e o espumante branco brut Don Gava. As bebidas da estreia foram fabricadas por vinícolas parceiras, mas em fevereiro já começa a produção própria. "Utilizaremos também uvas de procedência italiana para fabricar os vinhos em barris de carvalho", explica Gava.

Mas, mais que oferecer um espaço para produção de vinhos, os sócios da Casa Savoia querem disseminar conhecimento sobre a bebida. Para isto, estão programados cursos e palestras, além de degustações dirigidas por especialistas em vinho e harmonização com pratos típicos de Santa Catarina, especialmente os da gastronomia italiana. Outra ideia que deverá ser implantada, explica o sócio Altanir Gava, é uma mini-cantina, onde o enófilo poderá produzir o seu próprio vinho.

Os sócios entendem que, mais do que popularizar o consumo de vinho, a Casa Savoia vem complementar o roteiro turístico-gastronômico de Nova Veneza. "Somos daqui e saímos para estudar e trabalhar. Agora, estamos de volta porque queremos contribuir com o desenvolvimento do município", afirma Gava.