Geral

Nova Veneza inova com horta comunitária entre comunidade e escola

Foto: Flávia Bortolotto

Foto: Flávia Bortolotto

O município de Nova Veneza tem grande parte da sua economia voltada para a agricultura familiar. Foi pensando nisso que a bolsista de engenharia ambiental da Escola Municipal Vila Maria, Cinara Crepaldi Mafioletti, lançou um projeto de horta comunitária. Conforme a estudante, a ideia era conscientizar e ensinar as crianças o trato com as plantas de uma forma lúdica e que as interessasse. Para este fim, Cinara buscou ajuda no poder público municipal que disponibilizou toda a estrutura e equipamentos necessários para a implantação do projeto.

Desde a preparação da terra, germinação da semente, cuidados com a muda, plantação, cultivo e colheita, todas as etapas passam pela mão das crianças. Conforme a idealizadora, trabalhar a prática do cultivo é uma das atividades favoritas dos alunos. “É assim que eles tomam gosto pelo plantio e conseguem aprender e absorver melhor a teoria escolar em diversas matérias”, completou. Além disso, conforme a secretária de educação, Carmen Malgarise, também chega a mesa dos alunos um alimento nutritivo e sem agrotóxicos. “As frutas e hortaliças que colhemos são servidas na escola e distribuídas também na rede municipal, só temos benefícios”, afirmou.

A comunidade também ajuda no plantio e cuidado da terra, dessa forma pais ficam mais integrados com a escola, jovens aprendem e ajudam a comunidade além de ser uma terapia para os envolvidos. O modelo é um piloto, mas já conquistou a atenção do executivo municipal que tem interesse em implantar o projeto em outras escolas. “Agora o intuito é trazer para a sede de Nova Veneza uma horta comunitária e posteriormente levar para outras escolas. Estamos estudando o lugar mais apropriado para isso”, revelou o prefeito Evandro Gava.  Interessados em conhecer e aprender todo o processo realizado podem entrar em contato com a escola pelo telefone (48) 3436 9061.

Colaboração: Flávia Bortolotto