Política

Nova Veneza pretende reatar laços e buscar novas parcerias na Itália

Foto: João Manoel Neto

Foto: João Manoel Neto

O prefeito licenciado de Nova Veneza, Evandro Gava, e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Giliard Cesconetto Gava, viajam oficialmente nesta terça-feira (18) com destino a Itália. No velho continente, eles pretendem reatar os laços e buscar novas parcerias com o país colonizador.

A primeira agenda será uma visita oficial ao parlamento italiano, com o objetivo de apresentar a cidade de Nova Veneza. Na sequencia, nas províncias de Belluno e Treviso, visitas a empresas que trabalham com coleta seletiva de lixo e fontes renováveis de energia, com a possibilidade de instalação no Brasil. “Nova Veneza perdeu muitas empresas importantes nos últimos anos e por isso nossa preocupação em buscar novos investimentos. Além disso, vamos procurar conhecimento com o método de cooperativismo rural aplicado lá”, explica o prefeito Evandro Gava.

Parcerias empresariais ítalo-brasileiras serão discutidas com o presidente da Associação Comercial da Província de Belluno, Oscar de Bona. “Atualmente temos dois empreendimentos com este tipo de parceria em Nova Veneza: um hotel no Distrito de Caravaggio, e uma gelateria no centro da cidade”, comenta o prefeito.

Ainda em Belluno e Treviso, o município estudará a possibilidade de implantação de uma escola de gastronomia italiana em Nova Veneza, conforme primeiro contato realizado no ano passado. Na área cultural, a missão oficial pretende reativar as tratativas para os pactos de amizade com as cidades de Malo e Caravaggio, tendo em vista o fortalecimento, principalmente, do turismo religioso.

Por fim, prefeito e secretário vão conhecer o projeto de uma renomada escritora italiana que pretende lançar em Nova Veneza um livro contando a história do Papa João Paulo II. “Neste sentido vamos continuar a missão de internacionalizar a cidade. Para isso, precisamos trabalhar muito, já que em 2016 Nova Veneza estará completando 125 anos de colonização”, antecipa Giliard Gava.

Apesar de a viagem oficial ser acompanhada por empresários e outros integrantes, é importante destacar que apenas o prefeito Evandro Gava e o secretário Giliard Cesconetto Gava viajam com recursos públicos da prefeitura de Nova Veneza, contrariando o que foi divulgado erroneamente nos últimos dias. “Na nossa volta, mais especificamente no dia 6 de março, será apresentada uma prestação de contas completa da viagem, sempre buscando dar transparência aos atos da administração”, finaliza Evandro Gava.
 
Colaboração: João Manoel Neto