Trânsito

Nove quilômetros de filas são registrados durante a terça-feira em Laguna

O trânsito ficou parado entre a Ponte de Cabeçuda, em Laguna, e a comunidade de Estiva, em Pescaria Brava

Fotos: Rodrigo Speck / Notisul

Fotos: Rodrigo Speck / Notisul

Quem pegou a BR-101 ontem à tarde em direção ao norte do estado encontrou uma fila de veículos completamente parada. O congestionamento começava na Ponte de Cabeçuda, em Laguna, e se estendia até a comunidade de Estiva, em Capivari de Baixo.

O intenso movimento em plena terça-feira surpreendeu até a Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Isto chama muito a atenção porque já se passaram as festas de Natal e Réveillon. Mas, no verão é assim mesmo. Nós acreditamos que este fluxo deva continuar até o fim de semana. A orientação que repassamos aos motoristas, para fugirem dos congestionamentos, é para que transitem antes das 9 ou depois das 23 horas”, informou o policial rodoviário Anderson Dalbó.

Boa parte dos veículos era do Rio Grande do Sul. São os turistas gaúchos que chegam em Santa Catarina para passar as férias. Muitas pessoas decidiram enfrentar a estrada ontem justamente porque pensavam que não ocorreriam filas na região entre Laguna e Tubarão.

“Não esperava encontrar o trânsito desse jeito em plena terça-feira. Está bem difícil para todos que passam por aqui. Isso já virou brincadeira! A gente vê nos meios de comunicação que assaltos ocorrem em meio ao trânsito parado. As pessoas correm riscos na BR-101”, lamentou o policial militar de Sombrio Ideraldo de Amorim Pereira.

As filas na BR-101 entre Laguna e Capivari de Baixo se estenderam até a noite.

Viagem entre Tubarão e Laguna passou de 1 hora

O trânsito parado e o forte calor registrados ontem tiraram a paciência de muitas pessoas na BR-101. Principalmente de quem estava a trabalho. “É complicada demais esta situação. Tenho que entregar um carregamento de pisos cerâmicos em Joinville e já estou parado há uma hora na fila. Nem sei quando vou chegar ao meu destino”, relatou o motorista Jesiel Santana.

O gaúcho Ândrio da Cruz Amaral, de férias pela primeira vez em Santa Catarina, ficou surpreso com o tamanho do congestionamento. O vigilante tinha a intenção de chegar ao Balneário Penha durante o dia para aproveitar o Parque Beto Carreiro. Mas os planos do turista precisaram ser alterados.

“Nunca imaginava que pegaria uma fila como esta. Saímos do Rio Grande do Sul em uma terça-feira justamente para fugir dos congestionamentos de fins de semana. É a primeira vez que venho a Santa Catarina de férias e já passo por este transtorno. Mas temos que ter paciência, afinal viajamos para cá para nos divertir”, disse Ândrio, em entrevista ao site Notisul.