Geral

Novo estudo diz que só consumo de sal não pode provocar pressão alta

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Dos malefícios do consumo excessivo de sal, os médicos já estão cansados de alertar. Mas um novo estudo publicado no American Journal of Hypertension afirmou que a ligação entre o alimento e a hipertensão "é mais complexo do que se acreditava".

Os cientistas analisaram dados de mais de oito mil adultos franceses e concluíram que a afirmação de que o sal aumenta a pressão sanguínea é "exagerada".

Apesar de não terem encontrado nenhuma ligação direta, os pesquisadores notaram que os pacientes hipertensos consumiram níveis muito mais elevados de sal do que aqueles que não tinham pressão alta.

De acordo com o Diário Catarinense, as descobertas, segundo os estudiosos, sugerem que o sal afeta as pessoas de maneiras diferentes. Fatores de estilo de vida, como o consumo de álcool, a idade e o índice de massa corporal (IMC) foram fortemente ligados a um aumento da pressão arterial.

Comer mais frutas e legumes, por outro lado, contribuiu na redução da hipertensão. "Parar o aumento de peso deve ser o primeiro alvo na população em geral para combater a epidemia de hipertensão", disse um dos pesquisadores.