Geral

Novo laboratório da Epagri auxiliará em pesquisas mais precisas

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

Foto: Deize Felisberto/Clicatribuna

A Estação Experimental de Urussanga inaugurou na manhã desta sexta-feira um novo laboratório na unidade. Com a presença de profissionais da Empresa de Pesquisas Agropecuárias e Extensão Rural (Epagris) de todo o estado e do presidente da Epagri, Luis Ademir Hessmann, o Laboratório Integrado de Pesquisas e Análises Químicas, Físicas e Biológicas dará ainda mais suporte à pesquisa não só para a região como para Santa Catarina e também nacionalmente. O diretor de Pesquisa da Epagri, Luiz Antonio Palladini, destaca que o laboratório integra várias áreas de trabalho e racionalizará a mão de obra e os equipamentos.

“Nós temos vários laboratórios deste no estado, entretanto aqui no Sul ainda não disponibilizávamos de uma estrutura como esta. É um laboratório muito moderno que dará suporte as demandas das cadeias produtivas de forma mais exata”, coloca Palladini. O presidente da Epagri, Luis Ademir Hessmann, acrescenta que o trabalho e os resultados desenvolvidos na nova unidade servirão para dar ao agricultor respostas ainda mais efetivas e corretas. 

A estrutura de 378 metros quadrados recebeu investimentos de R$ 1, 133 milhão numa parceria do Governo do Estado, Federal e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “A nova unidade abriga laboratórios para análise de efluentes, água, bebidas, laboratório de doenças de plantas, estudo de insetos amido e, ainda, um laboratório de genética molecular”, detalha o gerente da Estação Experimental de Urussanga, Fernando Damian Preve Filho. Para o prefeito de Urussanga, Johnny Felipe, o laboratório é um presente para a geração de pesquisa e contribuirá com todo o desenvolvimento regional. O laboratório recebeu o nome do ex-funcionário de carreira da Epagri, Saul De Lorenzi Cancellier, já falecido.

A Estação Experimental de Urussanga é um das oito estações experimentais de Santa Catarina e conta com uma equipe de 45 colaboradores e 12 pesquisadores. A unidade foca o desenvolvimento de pesquisa nas culturas de mandioca, uva Goethe, fruticultura e palmiteiro.

Cartilha sobre indicação de procedência é lançada

Durante a solenidade de inauguração do laboratório foi lançada a Cartilha da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. O projeto foi elaborado pela professora da Unesc, Adriana Carvalho Pinto Vieira do Grupo de Pesquisa de Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socieconômico da Unesc e pelos engenheiros agrônomos da Estação Experimental de Urussanga, Sérgio Roberto Maestrelli e Stevan Grützmann Arcari.  

Os vinhos de uva Goethe tiveram o reconhecimento oficial de sua qualidade, tipicidade e identidade nos “Vales da Uva Goethe” com a conquista da Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe em 2012.

Com informações do Portal Clicatribuna