Segurança

Novos materiais de trabalho serão adquiridos pela 2ª Companhia da PMRv em 2015

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

Está previsto no orçamento referente a 2015, a aquisição de etilômetros, popularmente conhecidos como bafômetros, e radares fotográficos para os postos da 2ª Companhia/PMRv. De acordo com o comandante, major Darci Rodrigues Junior, uma unidade de cada aparelho será adquirida para os postos pertencentes à 2ª Cia.

“Cada posto tem, no mínimo, um etilômetro e um equipamento de radar fotográfico. Estamos adquirindo mais equipamentos para que fique um nas bases, a ser utilizado em caso de necessidade, e outro nas viaturas que estão atuando no trecho rodoviário”, explicou.

Tendo em vista o aumento significativo de acidentes com óbito e a campanha “Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida", lançada pelo governo federal, o objetivo da fiscalização é a preservação de vidas. O comandante aponta também que o trabalho torna-se mais ágil com a utilização do radar fotográfico.

As tecnologias contribuem para tornar o trabalho mais ágil. “O radar fotográfico é um equipamento muito prático porque não necessita da abordagem. As informações capturadas por ele são enviadas para Florianópolis e inseridas no sistema. Há apenas trabalho eletrônico, nada manual”, disse o major Darci.

No vídeo a seguir, um policial militar rodoviário fala sobre o radar fotográfico. Segundo ele, o aparelho é capaz de capturar imagens em alta definição e a velocidade do veículo a uma distância de até 800 metros.

Conforme o comandante, pretende-se substituir também os blocos de multas de papel por talões eletrônicos de multas. “Cada grupo tem um tablet e uma impressora, onde faz a infração. O objetivo é acabar com o bloco de papel e adquirir um talonário eletrônico para cada policial. Com isso, irá suprimir a demanda de papel, agilizará o preenchimento do auto de infração e irá diminuir ou até acabar com possíveis erros decorrentes do preenchimento manual”, enfatizou ele.