Geral

Novos médicos atuarão nas Estratégias Saúde da Família de Içara

Mais médicos estão sendo aguardados para o próximo mês

A saída de médicos das Estratégias Saúde da Família de Içara (ESF), provocada pela residência de clínico-gerais, vem sendo solucionada pela Secretaria de Saúde com a contratação de novos profissionais. Também foi organizada uma escala de atendimento clínico nas unidades em que ainda faltam médicos.

A partir desta quarta-feira (19), o ESF de Esplanada recebe um novo médico do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Na quinta-feira (20), a unidade do Jaqueline contará também com um novo profissional do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. No Elizabete e Loteamento Jussara, médicos deslocados de outras unidades realizarão o atendimento clínico duas vezes por semana; sendo Jardim Elizabete nas segundas e quintas-feiras e no Jussara nas segundas e quartas-feiras.

“O médico que atenderá a unidade do Bairro Jaqueline, do Programa Mais Médicos, estava atendendo no Balneário Rincão. Quando houve a adesão de Içara ao programa, o município ainda estava veiculado ao nosso sistema de saúde. Pelo fato do Rincão já ter seu próprio sistema, o Ministério da Saúde não concordou que o profissional atendesse na cidade”, explica a coordenadora de atenção básica, Glícia Pagnan.

Conforme o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, está previsto para abril a chegada de outros clínicos do Programa Mais Médicos. “A chegada destes profissionais solucionará a situação formada com a saída dos médicos. Os dois cubanos que estão em Içara vêm realizando um belo trabalho no atendimento a população”, destaca. Ao todo 11 médicos pediram demissão em decorrência da residência.

 

Colaboração:Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI