Segurança

Número de casos de fogo no mato aumentam em Criciúma

Foto: Douglas Saviato/Arquivo Engeplus

Foto: Douglas Saviato/Arquivo Engeplus

A imprudência de algumas pessoas tem mobilizado os bombeiros de Criciúma nas últimas semanas. O número de ocorrências de fogo em vegetação e em terrenos baldios aumentou consideravelmente em Criciúma e região. Segundo o subtenente Correa, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, o caminhão utilizado no combate ao fogo sai do batalhão em média cinco vezes ao dia para apagar fogo no mato.

Conforme o site Engeplus, nessa segunda-feira, foram quatro ocorrências atendidas em Criciúma: nos bairros Naspolini, São Simão e Comerciário, e no distrito de Rio Maina. “Em cada uma dessas ocorrências, demoramos cerca de duas horas no combate”, diz Correa.

A maioria dos casos de fogo em vegetação acontece quando a população tenta queimar lixo ou prefere usar o fogo para retirar o mato que cobre os terrenos. Com isso, outro problema acaba surgindo: cada vez mais animais têm morrido em incêndios na região. “As pessoas não estão pensando neles. Temos visto cobras, aranhas, lebres, pássaros e outros animais morrendo ou tentando se salvar. Isso acaba mexendo no ecossistema da região”, destaca o subtenente.

Atear fogo em qualquer tipo de resíduo em perímetro urbano é proibido. O alerta é feito pelo fiscal da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Valmir Gomes. Caso a pessoa seja flagrada incendiando um local ou um objeto, ela pode ser multada. “Já tivemos casos em Criciúma em que a multa chegou a R$ 14 mil. O fato de ter animais nos terrenos pode agravar essa multa”, explica Gomes.

A Famcri orienta a população a utilizar outras formas de limpar os terrenos. Além disso, quem presenciar o crime, pode denunciá-lo diretamente para a Famcri. “Após a denúncia, vamos ao local para verificar a situação. Atendemos a diversas ocorrências como essas”, explica o fiscal.

Para denunciar algum caso à Famcri, você pode ligar para a ouvidoria da Prefeitura de Criciúma pelo telefone 156. Também está disponível o contato direto da fundação: (48) 3445-8811. Em caso de incêndios, o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros é 193.