Geral

“O Brasil tem uma das maiores reservas de minério e falta engenheiros na área”, diz professor doutor da UFRGS, Lírio Schaeffer

Fotos: Mayra Lima

Fotos: Mayra Lima

Para que o minério possa ser utilizado, são necessários vários processos de Conformação Mecânica (quando se aplica uma força externa à matéria-prima, obrigando-a a adquirir a forma desejada). No Brasil, dois terços dos materiais utilizados nestes processos são importados, o que encarece a produção. Além disso, o país ainda é lento em inovação na área, mesmo sendo um dos principais fornecedores do mundo. Segundo o professor doutor da UFRGS, Lírio Schaeffer, isso acontece por falta de mão de obra. O assunto foi tema de abertura da 3ª Semana Técnica de Engenharia Mecânica, que ocorre até quarta-feira (5/11), no Auditório Ruy Hülse.

“Os engenheiros mecânicos se formam e caem direto nas indústrias. Esse movimento tem desenvolvido escassez em especializações, tais como a área de processos de fabricação por conformação mecânica. O Brasil tem uma das maiores reservas de minério do mundo, mas falta mão de obra. Por conta disso ainda estamos em um lento processo. No entanto, a área tem um futuro fantástico pela frente”, ressalta Schaeffer.

A semana ainda vai tratar de diversos temas. Hoje (4), às 19h30, a Empresa Ciclo PLM, apresentará o tema referente ao projeto mecânico envolvendo softwares vinculados à tecnologia CAD/CAM. Os representantes da empresa apresentarão o uso destas ferramentas na concepção e controle da manufatura de produtos.

Já na quarta-feira (5/11), o engenheiro da Infraero Fábio Carreira, responsável pela manutenção de aeronaves de diversas companhias, falará sobre “Motores de Aviões e Suas Principais Características”. A palestra ocorrerá às 20h30 e antes dela, a partir das 19h30, haverá uma discussão sobre diretrizes com o NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Engenharia Mecânica.

A Semana Técnica é organizada pela coordenação do curso, NDE e Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica e é aberta ao público em geral.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc