Segurança

O que fazer em caso de perda de documentos

Foto: Adriano Vizentin/Arquivo PortalSatc.com

Foto: Adriano Vizentin/Arquivo PortalSatc.com

Em caso de perda dos documentos, o primeiro passo é fazer o registro do Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer delegacia da Polícia Civil, que funcionam 24 horas por dia. Para saber o endereço da delegacia mais próxima, basta ligar para o número 181. O registro do BO é gratuito e também pode ser feito pela internet.

O delegado Ilson da Silva lembra que o BO passa a valer como um documento oficial, tendo o mesmo peso que uma carteira de identidade ou uma certidão de nascimento. O procedimento é o mesmo para turistas de outros estados ou do exterior.

Caso o visitante estrangeiro não consiga se comunicar em português, em Florianópolis ele pode procurar as delegacias especiais de atendimento ao turista (que funcionam dentro do Aeroporto Internacional Hercílio Luz e da rodoviária da Capital), onde trabalham policiais que falam diferentes idiomas.

Em emergências, estes policiais também podem ser deslocados para outras delegacias.

Caso tenha perdido também o passaporte, o turista precisa procurar a Polícia Federal para emitir um passaporte provisório.

Colaboração: Secom Governo do Estado