Geral

O temor de quem enfrenta a chuva

Ao menos cinco famílias do bairro Operária Nova, em Criciúma, perderam bens por causa da forte chuva dessa segunda-feira. A casa mais atingida fica localizada na rua Catulo da Paixão Cearense. Nela estavam duas crianças (de três e sete anos), sua mãe de 23 anos e uma adolescente de 16 anos. Com a força da água, o micro-ondas foi arrastado e bateu na perna da adolescente, que ficou machucada. Eles precisaram deixar a residência com a ajuda de vizinhos, saindo pela janela.

Os proprietários da residência, Fabiana Monteiro eMárcio Urbano, contam que sua filha – a adolescente – ouviu o barulho da garagem caindo e acharam que era a casa desmoronando. “A água estava, primeiro, passando pela lateral da casa, e elas acharam que dentro de casa estariam seguras. Logo em seguida, a porta da cozinha abriu e a água começou a entrar. Tudo foi arrastado”, descreve Fabiana.

Os vizinhos, que moram em um terreno elevado, tiraram da casa primeiro as crianças, e depois as outras duas jovens. Além de todos os móveis, roupas e eletrodomésticos, a moradora da casa perdeu seu sustento: ela tinha cinco máquinas de costura que usava para trabalhar na garagem da casa. Todas foram arrastadas pela chuva. “Uma máquina de lavar foi levada até o terreno da casa da frente”, diz Fabiana.

Os moradores da rua acreditam que o volume de água tenha sido maior por conta de um dreno que estava entupido de sujeira no fundo das casa. Segundo os moradores, por trás das residências passa um córrego. Com o dreno entupido e o aumento do volume de água, o córrego transbordou. 

Edson Ribeiro, morador do bairro, também teve o quintal e a casa do fundo do terreno invadida pela água. Ele ainda contabiliza o prejuízo. “Eu estava em casa com minha mãe, de 88 anos, e ela ficou muito assustada. Eu só pensei em tirar ela daqui e levar até a casa da minha irmã. Por sorte, a água não entrou na casa principal”, contou o morador ao site Engeplus.

Samira Viquetti, tesoureira da Associação de Moradores do bairro Operária Nova, afirma que a entidade receberá doações a partir das 15 horas desta terça-feira, no Centro Comunitário do bairro – localizado aos fundos do posto de saúde. As doações serão repassadas às cinco famílias que tiveram suas casas atingidas pela água nessa segunda-feira.

[soliloquy id=”52813″]