Geral

OAB foca no aperfeiçoamento profissional

Intenção da diretoria é oferecer cursos e palestras, além de lutar em defesa das prerrogativas da categoria.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prezar pelo aprimoramento pessoal e profissional do advogado. Esta é uma das principais metas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma, para o ano de 2014. Para a diretoria, investir na formação, aperfeiçoamento e atualização do profissional é de extrema importância para a boa atuação frente à sociedade. Hoje, cerca de 1500 advogados fazem parte do quadro da Ordem, distribuídos em quatro comarcas: Criciúma, Urussanga, Içara e Forquilhinha. Na abrangência da OAB, 10 municípios da região Sul de Santa Catarina são atendidos e amparados pela instituição.

Neste ano, conta o presidente da subseção, Luiz Fernando Michalak, a Ordem focará em alguns pontos principais. A intenção é trazer palestras, encontros e oficinas, no intuito de provocar a discussão acerca de temas atuais e relevantes, evitando o deslocamento para outras regiões do Estado e do país em busca de aperfeiçoamento. “Além disso, realizaremos cursos de gestão de escritórios de advocacia, passando orientações de como administrar o próprio negócio”, comenta ele.

Durante o ano haverá, também, a capacitação por meio de cursos preparatórios, em face da implantação dos processos eletrônicos, para que nem o profissional nem a sociedade sejam prejudicados. “Independente de tudo isso, continuaremos levantando a bandeira da defesa da classe, trabalhando de forma intensa e incansável para que os profissionais sejam cada vez mais valorizados e respeitados”, enfatiza.

Em 2013, aproximadamente 50% das propostas foram cumpridas

O ano de 2013 foi de muitas conquistas na OAB de Criciúma. Após muito trabalho, a diretoria conseguiu cumprir praticamente 50% das propostas nos primeiros 365 dias de mandato. A meta, agora, é continuar atuando em prol do advogado para atingir tudo o que foi proposto e que, com certeza, trará inúmeros benefícios não só à classe, mas a toda sociedade de Criciúma e região.

Conforme Michalak, além de defender as prerrogativas profissionais, a Ordem criou o Conselho de Ex-Presidentes, que serve como órgão consultivo, formou comissões, como as de Defesa das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais e a do Advogado Procurador Público, manteve as assembleias anuais para discussão de temas relevantes e pleiteou a instalação da comarca de Morro da Fumaça e terceira Vara de Içara. Além disso deu início à construção do Fórum de Urussanga junto ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Também foram realizadas inúmeras campanhas, como a das Eleições Limpas e de conscientização quanto às vagas especiais no trânsito, e realizadas inúmeras palestras por meio da Comissão do Jovem Advogado. “Estas foram apenas algumas das nossas realizações. Fizemos mais e continuaremos fazendo neste ano, em busca de melhorias para a classe e para toda a sociedade. Ainda faltam alguns pontos a serem debatidos e cumpridos, mas tenho certeza de que, juntos, teremos pela frente mais um ano de muito trabalho e conquistas”, informa Michalak.

Os trabalhos na Ordem de Criciúma reiniciaram nesta semana. Os advogados ou sociedade civil que tiverem alguma dúvida ou precisarem de esclarecimentos podem se dirigir à sede da instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Centro de Criciúma. 

Colaboração: Samira Pereira/Ápice Comunicação