Geral

Obra de pavimentação da avenida João Marronzinho será retomada no dia 7 de janeiro

Foto: Diário do Sul

Foto: Diário do Sul

A pavimentação asfáltica da avenida João Marronzinho deve começar no dia 7 de janeiro, quando a empresa Setep encerra o recesso de fim de ano e retoma os trabalhos no local. O item que faltava para o início da pavimentação – a contratação de empresa responsável pela fiscalização da obra – já foi finalizado. 

A Ceal – Consultoria em Engenharia e Assessoria Ltda. assinou o contrato de prestação de serviços na segunda-feira com a prefeitura. “A obra estava na fase da drenagem, mas para que a pavimentação fosse iniciada faltava essa contratação da consultoria para a fiscalização. Isso já foi feito. 

Desta forma, ao fim do recesso da empresa Setep, no dia 7, a obra pode ser retomada com a pavimentação”, destaca Claudione de Medeiros, arquiteta da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Laguna.  

A licença ambiental já foi emitida pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente – Flama. A empresa de consultoria será responsável por realizar ensaios e testes através da coleta do material utilizado na pavimentação da via. 

As medições serão realizadas durante a aplicação do material pedregoso e do asfalto e também depois de finalizado, onde serão verificadas a densidade, a resistência e a espessura das camadas. O mesmo será realizado com as tubulações e toda a rede de drenagem.

A avenida receberá um tipo de asfalto emborrachado, que além de ser uma alternativa sustentável possui alta durabilidade e apresenta menos ruídos. 
O objetivo, segundo a arquiteta, é garantir a qualidade do trabalho realizado. “Há necessidade, por exemplo, de confecção de corpos de prova e amostras do pavimento, controle de aterro e drenagem”, diz.

A equipe técnica da Secretaria de Planejamento pode mensurar a quantidade de material empregado, mas para atestar a qualidade final da obra é necessário realizar testes de controle e qualidade. “Isso só pode ser feito em laboratório com laudos comprovando”, explica Medeiros.

“Essa obra é um dos nossos compromissos nesta gestão. Laguna terá uma nova cara, pois essa obra será o cartão postal da cidade”, salienta o prefeito Everaldo dos Santos.

A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101.

A obra tem apoio do governo do Estado e está avaliada em aproximadamente R$ 13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul).

Com informações do Diário do Sul