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Obras complementares devem atrasar a duplicação da BR-101

Foto:Silvana Lucas/Notisul

Foto:Silvana Lucas/Notisul

A finalização das obras de transposição do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, e da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, não significará o fim da duplicação do trecho sul da BR-101 e, consequentemente, as filas e os gargalos na rodovia não devem terminar tão cedo. Ainda faltarão as obras complementares da duplicação da BR-101, que incluem a construção de passarelas, vias laterais, acessos e, no trecho de Tubarão, um viaduto de passagem de veículos ao bairro Sertão dos Corrêa. 
 
Estes trabalhos ainda nem foram licitados, ou seja, ainda não há previsão para ser entregues. A demolição da Ponte Cavalcanti, sobre o Rio Tubarão, onde será construída uma nova – e a construção dos acessos da travessia – tem previsão de iniciar ainda neste mês. “Já ocorreu a licitação. A empresa vencedora foi a Engedal-Cima (EnCi). Os trabalhos devem iniciar em alguns dias e o prazo para o término da obra é de 12 meses”, avisa o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Avani Aguiar de Sá.
 
Segundo o jornal Notisul, os trâmites burocráticos atrasam o andamento das obras e causam prejuízos de mais de R$ 30 bilhões aos cofres públicos. “Tudo poderia ser facilitado se as liberações de licenças e outras autorizações para as obras fossem agilizadas. Por isso, temos um grupo que forma a Frente Parlamentar, que cobra e fiscaliza os trabalhos e se estão mesmo dentro do cronograma”, atenta o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB).
 
Para o superintendente regional do Dnit, João José dos Santos, a BR-101 em Santa Catarina sempre precisará ser ampliada devido ao aumento do movimento de veículos e obras serão constantes.

18 milhões

É o valor para a construção da nova Ponte Cavalcanti.
  
Estrutura

A nova Ponte Cavalcanti deverá ser semelhante a que já foi construída ao lado da ponte interditada. Após aprovada, obra deverá ser construída em até 12 meses.