Geral

Obras de pavimentação prosseguem na estrada do Farol de Santa Marta

Um dos roteiros de verão mais procurados no litoral sul catarinense é a comunidade do Farol de Santa Marta, em Laguna. O local atrai turistas e surfistas de diversos lugares do país. A conclusão da estrada de acesso ao Farol para facilitar a trafegabilidade na região é uma reivindicação muito aguardada.

”Os trabalhos de pavimentação de paralelepípedos ocorrem normalmente. Já temos 50% do trecho realizado”, destaca a engenheira civil da empresa A. Mendes, responsável pelas obras, Patrícia Paz Amaral Correa.

A engenheira anuncia que a extensão da pista é de 2,28 quilômetros e que aproximadamente 800 metros já foram concluídos. “A colocação de paralelepípedos não é uma tarefa rápida e, ainda, nos fins de semana, nosso trabalho não é realizado para não interferir no fluxo de veículos e na segurança dos trabalhadores na estrada”, esclarece Patrícia.

Após a obra ficar mais de quatro meses paralisada, a empresa voltou a executar os trabalhos em outubro. “Fomos contratados para os serviços de terraplanagem, drenagem e colocação de paralelepípedos. Não está em nosso contrato o plano de contenção de areia. Este é o maior problema”, declarou o proprietário da A. Mendes, José de Assis Corrêa, quando questionado na época sobre a demora do retorno dos operários.

Contenção de dunas

Para que a estrada tenha condições de trafegabilidade, uma ação deverá ocorrer no local para evitar que as dunas continuem a invadir a pista. Situação que depende da direção e força dos ventos na região. O serviço deverá ser realizado pelo poder público em breve.

“Quanto às dunas, a plantação de butiás não será problema para a secretaria de meio ambiente, que resolverá esta questão. Queremos em breve ver a estrada finalizada”, informa o prefeito Everaldo dos Santos, um dos apoiadores da ideia de mudar a pavimentação de paralelepípedo para asfalto, sistema que considera ser mais rápido e moderno.

Com informações do Jornal Notisul