Geral

Obras devem retornar na segunda-feira em Laguna

Dois tanques são erguidos no bairro Vila Vitória para as estações de tratamento de esgotos

Foto: Elvis Palma / Divulgação / Notisul

Foto: Elvis Palma / Divulgação / Notisul

A temporada de verão iniciou e moradores, veranistas e turistas passarão a dividir espaço, em Laguna, com as obras das redes coletoras de esgotos a partir de segunda-feira.

Os motoristas e pedestres devem ter a atenção redobrada ao trafegar pelos bairros Magalhães e Navegantes, nas ruas Deputado Pompilio Ferreira Bento, João Manoel de Souza e Cândido de Souza, locais onde vão começar os trabalhos.

A empresa Confer retomará a execução dos serviços, que podem novamente sofrer alterações, caso haja mudanças nas condições climáticas e possíveis interferências encontradas nas escavações. Os trabalhos devem iniciar com implantações de redes de esgotos, realizações de ligações domiciliares e detonações de rochas para a execução de redes.

O poder público divulgou que todo o esgoto coletado na cidade, através das redes coletoras – 62.856 metros e mais de 6.637 mil ligações domiciliares – serão tratados nessas unidades, ao totalizar um investimento previsto de R$ 36.515.797,34 de recursos federais. O término está previsto para março.

Cronograma das obras

12/01 – Rede de esgoto e ligação domiciliar (Rua Deputado Pompilio Ferreira Bento)
12/01 – Rede de esgoto (Rua João Manoel de Souza)
19/01 – Detonação de rochas para executar rede (Rua Cândido de Souza)
22/01 – Rede de esgoto (Rua Deputado Pompilio Ferreira Bento)
23/01 – Rede de esgoto auxiliar e ligação domiciliar (Rua João Manoel de Souza)
26/01 – Rede de esgoto e ligação domiciliar (Rua Cândido de Souza)
02/02 – Rede de esgoto auxiliar e ligação domiciliar (Rua Deputado Pompilio Ferreira Bento)

Estações elevatórias

A geografia do município aponta várias microbacias e em oito delas serão feitas estações elevatórias. O projeto prevê a execução com equipamentos para o bombeamento do esgoto até o local de tratamento no bairro Vila Vitória. Segundo o site Notisul, esses equipamentos são instalados em área pública e são subterrâneos.