Geral

Obras finais somente em 2016

Foto: Muriel Albonico/Divulgação/Notisul

Foto: Muriel Albonico/Divulgação/Notisul

Em oito dias, será registrada a decisão quanto à licitação das obras complementares da duplicação da BR-101, no trecho sul. O consórcio Setep – Sotepa foi habilitado e declarado vencedor por apresentar a proposta mais vantajosa, com o valor de R$ 36,5 milhões. Agora, a documentação das empresas será analisada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), que irá avaliar se são aptas para executar a obra.

Conforme reportagem do jornal Notisul, o processo prevê a elaboração dos projetos básico e executivo e das obras complementares da duplicação da BR-101. São previstos os trabalhos de interseção pela margem direita do Rio Tubarão, o acesso ao bairro Sertão dos Corrêa, passeios laterais no bairro São Cristóvão, quatro passarelas (Vila Flor, em Capivari; Humaitá, Morrotes e São Cristóvão, em Tubarão), a nova ponte sobre o Rio Capivari, o reforço e alargamento da ponte sobre o Rio Capivari, iluminação da travessia urbana de Tubarão e passagens, restauração do Morro do Formigão e prolongamento de várias vias.

Após a definição das empresas executoras, serão expedidas as licenças de operação, ambientais e instalação do canteiro de obras. Conforme o edital nº 251/2014-16, do Ministério dos Transportes, a empresa vencedora terá o prazo máximo de 14 meses e deverá atender às especificações do Dnit e Normas da ABNT para a aceitação. O documento inclui restauração, melhorias e construção de obras de arte especiais no segmento compreendido entre o trevo de Itapirubá, em Laguna, e Sangão, um total de 58,5 quilômetros.

Os dois meses iniciais serão para a elaboração e entrega do projeto básico, e os demais 12 meses para execução das obras, com elaboração em paralelo do projeto executivo.