Geral

Obras na SC-436 são paralisadas novamente

Foto: Chênia Cenci

Foto: Chênia Cenci

Reiniciadas na semana passada, as tão aguardadas obras na SC-436, que liga a comunidade de São Luís, em Imaruí, ao município de São Martinho, foram paralisadas ontem. A paralisação foi necessária em função de uma antecipação de tutela obtida pela empresa A. Mendes. 

Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que, a decisão judicial determina a suspensão das obras e do edital da segunda licitação, da qual a empresa Confer saiu vencedora. Dessa forma, os trabalhos na rodovia foram novamente cancelados. A Secom informou, ainda, que o governo do Estado vai recorrer da decisão, o que pode ser feito em um prazo de até 60 dias, conforme a determinação da Justiça.

A nova paralisação da obra é mais um capítulo de uma novela que se arrasta desde 2010. A A. Mendes chegou a executar parte da obra, mas elas foram suspensas pela primeira vez por falta de recursos, em 2013. Este ano, o contrato com a empresa foi cancelado e uma nova licitação foi realizada.

A ação judicial da A. Mendes foi motivada, segundo o diretor José de Assis Correia, porque a empresa teria executado serviços na ordem de R$ 1,3 milhão que não foram pagos. “Nós ficamos dois anos trabalhando sem receber. Fizemos toda a terraplanagem, a drenagem e 1km de asfalto. Fizemos quatro pedidos para paralisar a obra, já que não estávamos recebendo, mas o governo não aceitou. Em julho de 2013 eles resolveram parar por falta de recursos”, relata. O diretor da empresa diz que as obras não foram feitas sem a autorização do governo, que foi a alegação da SDR. 

Na semana passada, as obras na rodovia recomeçaram, mas o DS trouxe com exclusividade a decisão judicial que suspendia os trabalhos, que só foram paralisados ontem, quando a notificação foi recebida pela Procuradoria-Geral do Estado.