Trânsito

Obras no km 316 da BR-101 exigem atenção dos motoristas

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Os usuários da BR-101 Sul que transitam pelo km 316, no limite dos municípios catarinenses de Laguna e Pescaria Brava, devem atentar para a circulação de trabalhadores e equipamentos alocados para construção da futura cabeceira Sul da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A entrada e saída de equipamentos pesados na frente de obras requer cuidados redobrados, sendo que o fluxo da rodovia federal segue em desvio lateral.

Para abrir espaço à construção da cabeceira da ponte, o DNIT redefiniu o trânsito de veículos para desvio provisório, em pista simples, com fluxo em ambos sentidos. Com isso, os motoristas devem atentar para o limite de velocidade, fixado em 60 km/h, para a sinalização provisória de obras, para o reingresso de veículos vindos das comunidades de Laranjeiras e Bananal, bem como a todo a entrada e saída de veículos e trabalhadores envolvidos na obra.

Toda a frente de obras está identifica e sinalizada, cercada por tapumes e defensas metálicas, sendo proibido o acesso de pessoas não autorizadas. Também é proibido o trânsito de veículos pelo espaço liberado para movimentação dos equipamentos, sobre o antigo traçado de pista. Com a liberação do viaduto de acesso ao Bananal, última obra de arte especial do lote 25, os motoristas devem seguir a sinalização disposta para acesso às comunidades lindeiras a BR-101 Sul, neste segmento.

Atenção nos trechos de pista simples 

A duplicação da BR-101 Sul catarinense está em andamento em quatro segmentos, localizados nos municípios de Palhoça, Laguna e Tubarão. Nesses trechos, o fluxo de veículos segue por pista simples, com duplo sentido de circulação, onde os cuidados na movimentação requerem atenção redobrada por motoristas e pela população lindeira.

Os limites de velocidade fixados nesses trechos de pista simples variam de 40 km/h a 60 km/h, para todos os tipos de veículos. Nas pistas duplicadas, esse limite é de 110 km/h para veículos de pequeno porte e 90 km/h para transportadores de carga e passageiros. Nos morros dos Cavalos e do Formigão há faixa lateral auxiliar para tráfego de veículos lentos, em ambos os sentidos de fluxo. 

Em pista simples, a PRF lembra que o motorista não deve forçar ultrapassagens onde a faixa de eixo central apresentar continuidade de pintura ou em curvas e locais com pouca visibilidade do tráfego. Os locais para ultrapassagem devem ser visualizados em segmentos com faixa amarela tracejada. O motorista que for flagrado ultrapassando pelo acostamento receberá notificação de R$127,69. Se transitar pelo acostamento e for ultrapassar mais de um veículo, a multa é de 540 reais.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC